Computerworld Brasil

Data centers da Microsoft podem adotar energia nuclear

Uma vaga de emprego da Microsoft, para um gerente de programa qualificado em tecnologia nuclear, indica que a empresa está planejando integrar reatores nucleares pequenos em seus sistemas de energia para data centers.

A gigante de software já está trabalhando com pelo menos um fornecedor de energia nuclear terceirizado na tentativa de reduzir sua pegada de carbono. No entanto, o anúncio sinaliza um esforço para tornar a energia nuclear uma parte importante de sua estratégia energética.

A vaga de emprego afirmou que o novo especialista em energia nuclear “manterá um roteiro claro e adaptável para a integração da tecnologia” e terá “experiência na indústria de energia e um profundo conhecimento em tecnologias nucleares e questões regulatórias”.

A Microsoft não fez nenhuma declaração pública sobre os objetivos específicos de seu programa de energia nuclear, mas a possibilidade óbvia, especialmente após seu acordo de energia nuclear com terceiros, é a preocupação com questões ambientais. Embora a energia nuclear tenha sido há muito tempo atormentada por sérias preocupações com sua segurança e papel na proliferação de armas nucleares, a situação climática cada vez pior torna-a uma alternativa relativamente atraente aos combustíveis fósseis, dada a quantidade relativamente grande de energia que pode ser gerada sem emissões atmosféricas.

Leia também: green4T anuncia spin-off da Edgefy, de soluções pré-fabricadas para data centers

A vaga de emprego especificou que a Microsoft está procurando alguém familiarizado com Reatores Modulares Pequenos, ou SMRs. Estes são, como o nome sugere, reatores muito menores do que as usinas de energia nuclear em escala de instalações da imaginação pública, mas que podem gerar quantidades substanciais de energia – um desses reatores, que recentemente se tornou o primeiro certificado para uso nos Estados Unidos pela Comissão Reguladora Nuclear, gera cerca de 50MW de energia a partir de um design de água leve, exigindo uma instalação cerca de um terço do tamanho de uma usina de energia padrão. (Reatores de água leve, que usam água normal em vez de água pesada rica em deutério, representam a grande maioria das usinas de energia nuclear modernas, pois geralmente são considerados mais fáceis de construir e não geram material fissível em excesso, como alguns designs mais antigos fazem.)

Os microreatores também são mencionados na publicidade da Microsoft. Estes são, naturalmente, projetos ainda menores, potencialmente capazes de serem usados em aplicações móveis, produzindo entre 1MW e 20MW de energia. No entanto, a tecnologia de microreatores ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, com a NASA trabalhando na construção de pequenas usinas de energia para uso potencial no espaço, e as aplicações civis ainda estão na fase de pesquisa e testes.

A Microsoft já avançou para adotar a energia nuclear, assinando um acordo em junho com a operadora de usina nuclear com sede na Virgínia, Constellation Energy, para fornecer energia a um centro de dados naquela região, com o objetivo de tornar a fonte de energia desse centro de dados livre de carbono.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago