O modelo de assinatura de software em constante evolução
Tudo o que você deve ter em mente se estiver mudando de um software perpétuo para uma versão de assinatura
Tenho certeza de que você já viu os anúncios: “obtenha o Office perpétuo por um preço baixíssimo que é tão barato que é bom demais para ser verdade”.
É, eles não expressam bem dessa maneira. Em vez disso, os anúncio dizem: “Compra única. Sem assinatura. Esta é uma conta do Microsoft Office 365 que ativa até 5 dispositivos em todas as plataformas suportadas, incluindo Windows, macOS, Android, iOS, iPadOS, Tablets. Você pode instalar e ativar quantas vezes quiser em todos os 5 dispositivos. A ativação é permanente e vitalícia. Você sempre pode reinstalar ou transferir para outro dispositivo. O armazenamento em nuvem não está incluído. O nome de login fornecido não pode ser alterado ou mesclado com uma conta pessoal. O Microsoft Office 365 inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Access e Publisher. Este software é multilíngue, você pode escolher seu idioma durante a instalação. Download digital – as instruções de resgate serão enviadas por e-mail para você após a compra”.
Em primeiro lugar, esteja ciente de que o produto descrito não existe. Uma licença vitalícia do Microsoft 365 que pode ser instalada em cinco computadores diferentes não é real. Embora o site do Microsoft Office anuncie uma versão que pode ser usada sem assinatura, ela só pode ser instalada em um sistema de computador, não em cinco. Além disso, o preço dessa versão de universo alternativo do Microsoft 365 é muito diferente da oferta real da Microsoft.
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Ainda não sei por que a Microsoft não vai atrás de fornecedores que anunciam essas versões boas demais para ser verdade. Talvez seja porque soam genuínos. Eu sei que por anos os usuários brincaram sobre a complexidade do licenciamento da Microsoft. É tão complicado que, se você ligasse para a empresa com uma pergunta sobre licenciamento e não obtivesse uma resposta que entendesse ou gostasse, poderia ligar de volta e perguntar novamente. É provável que você receba uma resposta totalmente diferente. Se você não gostou dessa, pode ligar e tentar a resposta número três. Se duas das três respostas forem semelhantes, é provável que essas duas estejam corretas.
Estou focado no licenciamento porque mais e mais empresas como a Microsoft estão migrando para modelos de assinatura à medida que versões mais antigas de seus softwares envelhecem sem suporte. O caso em questão é a plataforma de e-mail comercial do Exchange. Em 11 de abril, o suporte para o Exchange 2013 terminará. E, embora continue a funcionar após essa data, não é aconselhável fazê-lo para uso comercial. Muitos argumentam que nenhuma empresa deveria hospedar e-mail local agora, optando por plataformas hospedadas que podem monitorar e se defender contra ataques. Mas fazer essa mudança também significa… mudar para um modelo de assinatura.
O licenciamento de todos os tipos de software que costumava ser comprado uma vez/usado por anos mudou para modelos de assinatura. Outro exemplo é o QuickBooks, a plataforma de contabilidade para pequenas empresas. Durante anos, você poderia comprar uma versão que funcionaria indefinidamente, desde que não a usasse para folha de pagamento. Depois vieram os modelos de assinatura. O QuickBooks Enterprise adotou um modelo de assinatura anual há vários anos. Agora, a versão para desktop do QuickBooks seguiu o exemplo. (Se você possui QuickBooks e não o usa para folha de pagamento, fique com as versões 2022 ou anteriores. Mudar para a versão 2023 significa que você terá que pagar uma taxa de assinatura anual.)
Como costuma acontecer, a alteração no licenciamento foi acompanhada por uma alteração nos recursos fornecidos por cada versão. A versão on-line do QuickBooks é realmente melhor agora do que a versão para desktop – especialmente se você estiver trabalhando em qualquer lugar. Mas se você faz contabilidade para várias empresas, mudar para uma assinatura on-line para cada uma delas pode ficar caro rapidamente.
As alterações de licenciamento e software também estão chegando à versão de ponto de venda do QuickBooks da Intuit. Como observou a Intuit, “…a plataforma na qual o software é construído é única, requer manutenção complexa e torna a introdução de novos recursos muito difícil. Consequentemente, tomamos a decisão de descontinuar o QuickBooks Desktop Point of Sale 19.0 a partir de 3 de outubro de 2023. Não haverá versões futuras do software QuickBooks Desktop Point of Sale e não venderemos mais o QuickBooks Desktop Point of Sale para novos clientes Estamos trabalhando com a Shopify para fornecer uma solução POS opcional”. Claramente, a Intuit decidiu parar de oferecer suporte a várias ofertas e alterar o licenciamento para elas.
Normalmente, os fornecedores mudam para versões on-line porque é mais fácil construir uma plataforma que funcione em um navegador do que codificar para os vários tipos de Windows macOS. Também é mais fácil atender a ampla variedade de dispositivos que usamos agora, de computadores a tablets e telefones, em uma plataforma baseada em nuvem.
E, convenhamos, os fornecedores estão mudando para assinaturas porque qual empresa não gostaria de um fluxo de receita mais previsível? Embora você queira continuar usando software perpétuo, o mercado está indo em uma direção diferente. Portanto, ao avaliar um software on-line, é importante parar e revisar os preços e os recursos. E lembre-se, se os termos parecem bons demais para ser verdade, geralmente são bons demais para ser verdade.