Como você pode ajudar a Nasa a melhorar a precisão de satélites com o seu smartphone

Medições de árvores por meio de aplicativo e câmera são dados úteis para a equipe do ICESat-2

Author Photo
12:06 pm - 17 de abril de 2019

Agora, os curiosos e aspirantes a cientista podem ajudar a Nasa a verificar medições do satélite ICESat-2, que é capaz de estimar a altura das árvores a partir do espaço. Para contribuir, basta um smartphone, além de baixar o aplicativo “GLOBE Observer” lançado pela agência espacial, uma fita métrica e, claro, uma árvore.

Lançado em 2018, o satélite ICESat-2 possui uma tecnologia chamada ATLAS que emite 60.000 feixes de luz na superfície da Terra a cada segundo que orbita o planeta. Funciona como um laser que se propaga no espaço escaneando a superfície terrestre.

Ao calcular a posição do satélite, o ângulo e quanto tempo os feixes de laser alcançam a superfície, os cientistas conseguem medir o nível do gelo do mar, do gelo terrestre, dos oceanos, das águas interiores e das árvores. Determinar a altura das árvores pode ajudar os pesquisadores a entenderem a saúde das florestas do mundo e a quantidade de dióxido de carbono que podem absorver.

Ainda não está claro para a Nasa o quanto essas medições a partir do espaço são precisas. É aí que qualquer pessoa pode colaborar. Basta um celular em mãos, como destacou Tom Neumann, cientista do projeto do ICESat-2. “Você tem todos os tipos de excelentes terrenos e recursos em seu quintal para poder fazer essas medições que seriam úteis para nós”.

Ao baixar o aplicativo “GLOBE Observer”, é possível encontrar diferentes ferramentas que registram observações de nuvens, paisagens e uma nova ferramenta para medir árvores, chamada GLOBE Trees. A aplicação disponibiliza um tutorial que mostra como calibrar o app e fazer as medições de forma correta.

Desde seu lançamento em março, o GLOBE Trees recebeu cerca de 700 medições de 20 países diferentes. As medições são dados úteis para a equipe do ICESat-2, que espera receber ainda mais colaborações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.