Como verificar se o seu PC pode executar o Windows 11

Microsoft relançou app PC Health Check, mas nem todos podem usá-lo. Veja como usar a ferramenta e duas alternativas para avaliar a capacidade de um PC

Author Photo
10:00 am - 05 de setembro de 2021

No final de junho, a Microsoft anunciou o Windows 11, observou que o próximo sistema operacional teria requisitos de hardware mais rigorosos do que o Windows 10 e lançou um utilitário chamado PC Health Check para permitir que os usuários avaliem a prontidão de atualização de seus PCs.

Apenas quatro dias depois, no entanto, a Microsoft retirou a ferramenta de circulação, citando problemas com seu “nível de detalhe ou precisão”. Em outras palavras, estava dizendo a muitos usuários que seu hardware não podia executar o Windows 11, mas não estava dizendo por quê.

Para compensar parcialmente a perda do aplicativo PC Health Check, a Microsoft publicou requisitos mínimos de sistema mais detalhados para o Windows 11, mas também observou que esses requisitos podem mudar após a empresa levar em consideração os comentários dos testadores em seu programa Windows Insider.

Em 27 de agosto, a ferramenta PC Health Check está de volta, e não faltam opções de terceiros disponíveis para aqueles que desejam um relatório sobre a conformidade de um PC com – ou violação de – os requisitos mínimos de sistema para o Windows 11, que começará a ser implantado em 5 de outubro. Vou guiá-lo pelos requisitos do sistema como eles estão agora, bem como, como usar o aplicativo PC Health Check e duas ferramentas alternativas para verificar a prontidão de atualização do Windows 11 de um PC.

Requisitos de sistema do Windows 11

De acordo com a página de visão geral do Windows 11 da Microsoft, os itens a seguir delineiam os requisitos básicos que um PC deve atender para que o Windows 11 seja instalado corretamente nessa máquina. No momento, a Microsoft relaxou essas restrições, para que os PCs fora de conformidade possam executar o Windows 11 dentro do Programa Insider. Mas quando o lançamento oficial chegar, ainda este ano, essas máquinas não serão mais capazes de atualizar para as versões mais recentes do Windows 11.

  • Processador: arquitetura de 64 bits a 1 GHz ou mais rápido; Intel: oito gerações ou mais recente (detalhes); AMD Ryzen 3 ou superior (detalhes); Qualcomm Snapdragon 7c ou superior (detalhes)
  • RAM: 4 GB ou superior
  • Armazenamento: dispositivo de armazenamento de 64 GB ou maior
  • Firmware do sistema: UEFI, capacidade de inicialização segura
  • TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0
  • Placa de vídeo: Compatível com Direct X12 ou posterior; Driver WDDM 2.0 ou mais recente
  • Tela: tela de alta definição (720p), maior que 9 “na diagonal de tamanho, 8 bits por canal de cor (ou melhor)
  • Conexão com a Internet/MSA: o Windows 11 Home edition requer conectividade com a Internet e uma conta da Microsoft (MSA) para concluir a configuração do dispositivo no primeiro uso. Sair do Windows 11 Home no modo S também requer conectividade com a Internet. Para todas as edições do Windows 11, o acesso à Internet é necessário para atualizações e para baixar e usar certos recursos. Um MSA também é necessário para alguns recursos.

Recentemente, a empresa também relaxou suas restrições de CPU para incluir determinados processadores Intel de sétima geração de ponta encontrados em alguns de seus PCs Microsoft Surface Studio 2, bem como certos processadores Xeon. Caso contrário, as limitações acima permanecem inalteradas.

Usando o PC Health Check da Microsoft

Enquanto escrevo este artigo, o PC Health Check foi relançado, mas atualmente está disponível apenas para membros do programa Windows Insider da Microsoft. Para baixar o PC Health Check, você deve ser um Windows Insider registrado e estar conectado à conta da Microsoft associada. Caso contrário, você receberá uma resposta do Download de software da Microsoft que diz: “Para acessar esta página, você precisa ser um membro do programa Windows Insider”.

Superado esse obstáculo, o download é facilmente acessível como um arquivo do Microsoft Installer denominado WindowsPCHealthCheckSetup.msi. Execute este arquivo e o programa se instala.

Para executar o programa, digite PC Heal na caixa de pesquisa e execute o aplicativo no menu Iniciar. Para executar a verificação de compatibilidade integrada do Windows 11, clique no botão Verificar, agora dentro do painel “Apresentando o Windows 11” [“Introducing Windows 11”] na parte superior da janela do aplicativo.

O programa retorna uma das três janelas possíveis após a execução da verificação de compatibilidade. Aqueles que passam na verificação recebem uma mensagem “atende aos requisitos” [“meets requirements”]; aqueles que falham recebem uma mensagem “não atende no momento” “doesn’t currently meet”; e aqueles de PCs que executam o Windows Education ou Enterprise ou outra versão do Windows gerenciada por um departamento de TI recebem uma mensagem que diz “Sua organização gerencia atualizações neste PC” [“Your organization manages updates on this PC”], mas nenhuma verificação de compatibilidade. Estou executando o Enterprise em meu PC de produção e sinalizei isso como um erro ou problema com a Microsoft por meio de seu Centro de Feedback.

Clique no botão “Ver todos os resultados” [“See all results”] para ver mais detalhes de PCs aprovados e reprovados. O PC com falha é um Surface Pro 3 vintage de 2014 que falha porque sua CPU Intel de quarta geração não é compatível. A nota de aprovação vai para um Lenovo ThinkPad X380 Yoga 2018, que tem uma CPU Intel de oitava geração e outros componentes necessários. Alguns dos detalhes de ambas as máquinas aparecem na Figura 3.

O PC Health Check da Microsoft funcionará na maioria dos PCs com Windows. Aqueles que executam o Windows 10 Education ou Enterprise podem estar sem sorte. Idem para PCs com Windows gerenciados centralmente por meio da Política de Grupo no ambiente de TI de uma organização. YMMV, como se costuma dizer. E, é claro, você pode não querer ingressar no programa Windows Insider. É por isso que também recomendo as duas ferramentas de verificação de compatibilidade de terceiros na próxima seção.

Dois bons verificadores de compatibilidade alternativos do Windows 11

Embora mais opções estejam disponíveis, descobri que duas ferramentas de terceiros são eminentemente úteis para verificar a compatibilidade de um PC com o Windows 11 em detalhes suficientes para torná-las úteis:

  • WhyNotWin11: um projeto baseado em GitHub que é executado como um aplicativo Windows autônomo e relata uma série de verificações que realiza quando executado.
  • Verificação de compatibilidade do Windows 11: um arquivo em lote do Windows que é executado dentro de uma sessão administrativa do PowerShell ou janela de prompt de comando para relatar suas descobertas sobre os atributos e recursos do PC.

Qualquer uma dessas ferramentas pode fornecer ampla inteligência para determinar se o seu PC está pronto para o Windows 11, com uma ressalva. PCs mais antigos cujas CPUs se qualificam de acordo com o requisito de processador podem incluir chips TPM baseados em hardware da versão 1.3 ou anterior (menor em número). Essas CPUs podem emular o TPM 2.0, portanto, o que parece ser uma falha em atender aos requisitos do Windows 11 no nível de hardware pode ser compensado no software.

Explicarei com mais detalhes na seção sobre o script de verificação de compatibilidade do Windows 11 abaixo.

WhyNotWin11

WhyNotWin11 é um projeto GitHub cujo código-fonte está disponível publicamente. A versão mais recente, enquanto escrevo este artigo, é a versão 2.4.0 (mas você sempre pode clicar no botão “Mais recente” [“Latest”] na página inicial para pular para a versão mais recente). Clique no link “Baixar a versão estável mais recente” [“Download the latest stable release”] e você terá um arquivo chamado WhyNotWin11.exe. Por padrão, ele reside na pasta Downloads (C:\Usuários\\Downloads), onde você pode executar o programa diretamente.

Demora um pouco para baixar o WMIC (utilitário de linha de comando do Windows Management Instrumentation) no qual ele se baseia. Quando ele conclui suas várias verificações, exibe seus resultados.

Compreender os resultados do WhyNot11 é simples: verde atende a um requisito, vermelho significa que não, e âmbar significa que pode ou não atender aos requisitos finais, mas não atende aos requisitos atuais. Tem havido muita discussão sobre onde a Microsoft deve definir o limite nas gerações de CPU, então o âmbar é uma recompensa para aqueles que têm grandes esperanças de inclusão de gerações anteriores. No final de agosto, alguns processadores Intel Core e Xeon de sétima geração selecionados foram permitidos no grupo “atende aos requisitos”, mas nenhuma adição adicional está na mesa, de acordo com a Microsoft.

Script de verificação de compatibilidade do Windows 11

Essa ferramenta, chamada “Verificação de compatibilidade do Windows 11”, vem do site da comunidade Windows ElevenForum. Seu autor, JB Carreon, oferece seu trabalho como freeware. Ele vem na forma de um arquivo em lote denominado W11CompChk.bat. Os downloads desta ferramenta residem em sua página de histórico. Enquanto escrevo este artigo, a versão mais atual é numerada 1.4.1, para a qual as datas e links para download são facilmente visíveis.

Depois de carregado em seu PC, você pode simplesmente clicar com o botão direito em sua entrada no File Explorer enquanto mantém pressionada a tecla Shift da esquerda no teclado. No menu pop-up resultante, selecione “Copiar como caminho” [“Copy as path”]. Isso copia o caminho completo do arquivo para o buffer de colagem. Em seguida, abra uma janela de Prompt de Comando administrativa, cole a string e remova as aspas iniciais e finais (“”).

O arquivo em lote será executado. Ele mostrará o progresso e, em seguida, um relatório quando terminar suas várias verificações. Embora a ferramenta mostre que o TPM está habilitado, ela relata erroneamente uma versão 1.3 desatualizada com base no chip físico TPM presente. Esse chip está emulando o TPM 2.0 e, portanto, atende aos requisitos do Windows 11.

Qualquer uma dessas ferramentas servirá, mas …

O PC Health Check da Microsoft realiza o trabalho, exceto para aqueles que executam as versões Enterprise ou Education, aqueles cujos PCs estão sob gerenciamento de TI central ou aqueles que não são Windows Insiders. Tanto ele quanto o WhyNotWin11 são inteligentes o suficiente para verificar qual versão do TPM está ativa no ambiente de execução do Windows. Assim, eles identificam corretamente o TPM como atendendo ao requisito de “versão 2.0 ou superior”.

Se você executar o snap-in TPM.msc para o Console de Gerenciamento Microsoft naquele PC (você deve estar conectado com privilégios administrativos), na verdade, ele mostra que sua “versão de especificação” é de fato 2.0. Isso atende ao requisito declarado e significa que o Lenovo X12 ThinkPad em questão (construído em 2021) executará o Windows 11 de maneira feliz e bem-sucedida.

Qualquer ferramenta abordada aqui ajudará você a descobrir se (e por que) um PC atende ou falha os requisitos de sistema do Windows 11. Eu gosto de todos os três, mas dou a WhyNotWin11 uma pequena vantagem porque ele acerta o TPM e é executado em Enterprise, Education e PCs com Windows gerenciados centralmente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.