Como os gráficos de conhecimento criam culturas orientadas a dados

Não é hora de você contratar líderes inteligentes da indústria orientados a dados?

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8:19 am - 25 de abril de 2019

Todo mundo já teve essa experiência: você está sentado em um bar ou no aeroporto e sua cabeça começa a balançar para uma música cativante. Digite algumas letras no Google e, no topo da primeira página de resultados, você verá o nome da música, além de informações contextuais como o artista, gênero, data de lançamento, músicas relacionadas às pessoas pesquisadas, vídeos musicais que você pode reproduzir sem sair da página, e links para ouvir no Spotify e outros serviços de música. Essa experiência é alimentada por um gráfico de conhecimento. E pode ser a espinha dorsal da cultura orientada a dados nas empresas corporativas.

A maioria das empresas tem mais dados do que sabem sobre o que fazer e muito do que é enterrado em silos e de difícil acesso. Quando a velocidade é a vantagem competitiva final, suas equipes devem ser capazes de exibir rapidamente dados úteis enquanto ainda é útil. Mas na maioria das empresas isso leva muito tempo. A utilidade diminui à medida que o tempo passa.

Sua empresa não prosperará no Big Data se não for útil. Os gráficos de conhecimento ajudam a tornar os dados valiosos para mais pessoas. Eles são o segredo para acelerar e escalar, porque aprimoram o modo como as pessoas coletam, usam e entendem os dados. Amazon, Facebook, Goldman Sachs, Google e outros pesos-pesados já perceberam isso – agora é a sua vez. Vamos começar no início.

O que exatamente é um gráfico de conhecimento?

Quando o Google apresentou seu gráfico de conhecimento em 2012, ele descreveu da seguinte forma:
“O Gráfico de Conhecimento é uma enorme coleção de pessoas, lugares e coisas no mundo, e como eles estão conectados uns aos outros. Com essa tecnologia, o Google pode obter as melhores respostas possíveis e ajudar a iniciar sua descoberta.”

Gráficos de conhecimento são grandes redes de entidades e seus relacionamentos semânticos. Em comparação com outros sistemas de informação orientados para o conhecimento, as características distintivas dos gráficos de conhecimento residem em sua combinação especial de estruturas de representação de conhecimento, processos de gerenciamento de informações e algoritmos de busca. O gráfico de conhecimento do Google permitia que os usuários pesquisassem coisas, pessoas ou lugares, em vez de apenas combinar um conjunto de caracteres nas consultas de pesquisa com aqueles em documentos da Web – “coisas, não sequências de caracteres.”

No momento, os gráficos de conhecimento estão mudando a integração, a pesquisa, a análise e as recomendações de dados. Abaixo do capô, você encontrará Dados Vinculados. Dados vinculados conectam dados usando a mesma arquitetura que alimenta a web. A tecnologia teve uma extensa pesquisa e desenvolvimento acadêmico nas últimas duas décadas e já está implantada com sucesso em grandes organizações que acumulam enormes ativos de dados – Goldman Sachs, entre outros. Como Tim Berners-Lee, o pai da internet, disse em seu poderoso TED Talk de 2009:
“Quando você conecta dados juntos, obtém poder de uma maneira que não acontece apenas com a Web e com documentos.” — Senhor Tim Berners-Lee

Isso significa grandes mudanças para dados corporativos e para funcionários

No Gartner Data & Analytics Summit de 2019, fiquei feliz em ouvir tantas conversas sobre alfabetização de dados e cultura orientada a dados. Como líder de negócios, você tem a responsabilidade de tornar seus dados tão úteis quanto possível. Em meu último artigo do CIO, falei sobre a necessidade de que os Chief Data Officers tivessem mais poder em suas organizações para capacitar todos os funcionários, em vez de apenas alguns poucos. Gráficos de conhecimento podem ajudar.

Criar uma experiência semelhante à do Google com melhor pesquisa, descoberta e sugestões inteligentes não exige mudanças enormes e caras em sua pilha de dados existente. Em um catálogo de dados moderno, os dados e a análise fluem para um gráfico de conhecimento, que rastreia as conexões e os relacionamentos entre seus dados, equipes e processos.

O gráfico de conhecimento mantém dados, análises e tudo o que as pessoas precisam para encontrar, entender e usar dados rapidamente em conjunto o tempo todo. Você pode ver como ele foi usado, quem o usa, quais perguntas as pessoas fizeram, quais consultas e visualizações foram compartilhadas pelas equipes e muito mais. Isso torna os dados interoperáveis, para que você possa participar e consultar diferentes conjuntos de dados, origens e até mesmo tipos de arquivos. Isso significa que você pode pesquisar muitas outras dimensões de dados, não apenas o nome do arquivo ou os valores das células.

Ao tornar os dados mais úteis para mais pessoas, você aumentará seu valor mais rapidamente. Quanto mais você usar o gráfico de conhecimento, mais conexões e relacionamentos serão encontrados. À medida que o gráfico de conhecimento fica mais inteligente, o mesmo acontece com o seu pessoal.
Superação da divisão de dados

Os gráficos de conhecimento devem ser uma arma secreta do executivo de dados. É hora de você se tornar tão inteligente quanto a Amazon, o Facebook, o Goldman Sachs, o Google e outros líderes orientados a dados. É hora de acabar com a divisão de dados. É hora de unir as pessoas com um gráfico de conhecimento e observar a colaboração e o conhecimento aumentarem exponencialmente.

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