Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho?

Robert Half, empresa de executive search, listou algumas dicas para garantir o alinhamento entre pessoas de diferentes idades

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8:15 am - 16 de janeiro de 2019
Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho

O mercado de trabalho atual é composto por várias gerações atuando juntas, dividindo tarefas, responsabilidades e opiniões. Assim, portanto, saber lidar e tirar proveito do que vem sendo chamado de conflito de gerações no ambiente de trabalho é uma das tarefas de um bom líder, já que essa nova realidade tende a permanecer daqui para frente.

Nesse cenário de perfis comportamentais tão distintos, é preciso ter muito jogo de cintura e empatia para liderar, treinar e desenvolver essas pessoas para que elas possam fazer parte de um mesmo time e, assim, garantir as melhores entregas para a organização.

Quer saber como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho? A Robert Half, empresa de executive search, listou algumas dicas.

Como engajar as novas gerações?

A nova geração de trabalhadores possui expectativas com relação às empresas que desejam trabalhar e, por isso, é mais exigente ao escolher uma organização, se comparados às gerações anteriores.

Eles são leais, comprometidos e gostam de desafios. Para engajá-los, é preciso promover boas oportunidades na companhia, que pode envolver, por exemplo, um agressivo plano de cargos e salários.

Além disso, é importante pensar em uma política efetiva de diversidade e inclusão, oferecer a eles um propósito coerente e significativo, e também investir em suas capacitações. Isso porque, eles valorizam oportunidades de aprendizado, inclusive internacionais.

Não são apegados a regras. Assim, oferecer opções de horários flexíveis de trabalho é fundamental. São profissionais que gostam de se sentir valorizados, e também capazes de abrir mão de benefícios, se perceberem que o trabalho deles faz diferença para outras pessoas. Nesse sentido, apostar em uma boa comunicação, políticas de feedback e oportunidade de crescimento é fundamental para engajar e motivar esses profissionais.

Gerações: quais conflitos podem ocorrer?

Diferenças entre as gerações podem causar mal-entendidos. Isso porque elas divergem nas formas de pensar, têm realidades distintas e até mesmo condições físicas e psíquicas em níveis diferentes.

Nesse contexto, mal-entendidos podem gerar conflitos importantes, que talvez comprometam toda uma estrutura organizacional, colocando em risco a missão da empresa. Portanto, as divergências e diferenças entre as gerações no mercado de trabalho devem receber a devida atenção. Mas cuidado para não generalizar.

Entenda que somos todos seres humanos, com dores, dificuldades, talentos e alegrias. Apesar de termos nascido em tempos distintos e de nossas experiências serem diferentes, todos temos a tendência de desejar coisas muito semelhantes, como confiança, respeito e propósito.

Isso nos faz refletir que, em certas ocasiões, nos concentramos tanto em nossas diferenças que acabamos por ignorar o quanto temos em comum.

Empatia em primeiro lugar

Assim, para lidar com conflito de gerações no ambiente de trabalho, é preciso criar a empatia entre elas e trabalhar tanto as competências técnicas quanto comportamentais dos profissionais.

E as competências técnicas?

Em relação às competências técnicas, é preciso ficar atento para nivelá-las por meio de treinamento, se preciso for. Em geral, Baby Boomers têm maior dificuldade com a tecnologia, em oposição à extrema facilidade dos profissionais Y e Z nessa questão.

Já em relação a comportamentos, a estabilidade emocional é o ponto forte da Geração X, em contraponto à impulsividade multidisciplinar dos Y, que têm personalidade individualista e relacionada a seus próprios valores pessoais, além de serem altamente conectados.

O que a empresa deve fazer?

Quando o assunto é lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho, a questão principal deve ser criar um canal aberto de diálogo para toda a equipe.

Na maioria das vezes, a nova geração não vai se contentar em seguir as regras e tenderá a questionar e propor soluções próprias. Portanto, a empresa deve favorecer o diálogo, criando um ambiente propício para essa troca de ideias, ao mesmo tempo em que consegue racionalizá-las em um projeto prático.

As novas gerações (Y e Z) têm a oportunidade de alterar a história de uma organização, amparada também pelos Veteranos, Baby Boomers e Geração X. Esse é um momento inédito para o mundo corporativo, e as empresas que souberem aproveitar o potencial de cada uma sairão na frente e conquistarão importantes diferenciais competitivos.

Quer saber como tirar o melhor de cada geração de trabalhadores? Então confira estas dicas!

Supere estereótipos

Não raro, os profissionais de diferentes gerações têm dificuldade de trabalhar juntos devido a noções preconcebidas sobre como os outros se comportam. A Geração Y pode perceber que os Baby Boomers são um verdadeiro fracasso quando o assunto é tecnologia e argumentar que os mesmos têm uma mente pouco aberta ao novo.

Enquanto isso, os Baby Boomers podem dizer que os Millennials são imaturos e não têm compromisso com o trabalho. Nesse cenário, cabe à gestão das empresas e às lideranças das áreas evitar ao máximo os estereótipos e estabelecer uma comunicação humana e solidária entre os funcionários, incentivando a convivência sadia.

Alinhando expectativas

Cada geração de trabalhadores tem uma perspectiva de sucesso diferente da outra. Para alguns, uma atividade entregue antes do prazo é o suficiente para classificar o profissional como competente. Para outros, cumprir os horários e se manter assíduo com as atividades de trabalho é o diferencial. Temos, ainda, aqueles profissionais que não se importam em levar o trabalho para casa, desde que façam com prazer.

Essas divergências de pensamentos em relação ao trabalho podem interferir muito no relacionamento. Para que todos estejam alinhados com os objetivos da organização, é importante expor de forma clara e objetiva quais são as expectativas da empresa em relação a seus colaboradores. Isso torna mais fácil o equilíbrio do trabalho e também da convivência entre os colaboradores.

Estimule a comunicação

Passar grande parte do dia em um ambiente em que as pessoas ignoram umas as outras — e, por isso, não se conhecem — interfere diretamente no clima organizacional e também desfavorece a produtividade da equipe, contribuindo para o surgimento de conflitos.

Assim, é importante estimular a criação de relacionamentos entre os colaboradores, em especial entre aqueles de diferentes gerações. Isso colabora para que os funcionários tenham uma maior sensibilidade e empatia em relação ao outro, o que favorece a compreensão das diferenças existentes entre esses profissionais.

Crie oportunidades para uma boa convivência

Você pode incentivar a convivência entre os colaboradores por meio de treinamentos coletivos, workshops e até mesmo ao modificar o layout da empresa para que as pessoas fiquem mais próximas.

Além disso, happy hours são momentos importantes de descontração e favorecem a criação de laços também no ambiente de trabalho.

Fique atento às mudanças de processos

Quando o momento for de implantação de novos projetos, evite fazer declarações gerais, comparar desempenhos e presumir que todos processaram as informações da mesma forma. É importante alinhar as informações, explicando para todos o processo desde o início.

Tenha cuidado ao atribuir tarefas

Antes de atribuir tarefas, pense em como essas atividades serão recebidas por cada geração de trabalhadores. Para isso, reserve um tempo para revisar suas instruções e:

  • certifique-se de que as orientações sejam claras e específicas;
  • relacione um prazo por data e hora;
  • tenha certeza de que todos entenderam a sua função no processo.

Esses cuidados podem exigir um esforço extra da sua gestão, mas, quando as orientações e expectativas forem transmitidas de forma clara, o time terá condições de trabalhar em conjunto e com mais eficiência, sem que a idade seja um fator limitador ou de vantagem para alguns.

Esteja ciente dos obstáculos baseados em geração

O mundo está em constante evolução, e os recursos tecnológicos são os grandes responsáveis por boa parte dessas transformações. Assim, pode ser um problema para os colaboradores que estão no cargo há muito tempo acompanhar as novidades do mercado.

Por exemplo, um funcionário que está na mesma posição há 20 anos tende a demorar mais para adotar uma nova tecnologia, se comparado a um profissional mais jovem. Um mais jovem pode ser resistente ao mais antigo por não entender as questões dele com o computador.

Garantir que todos estejam alinhados com os desenvolvimentos mais recentes é uma ótima alternativa para eliminar a confusão e evitar o conflito de gerações no ambiente de trabalho por causa das diferenças de idade.

Encontre um terreno comum

Quando a gestão estabelece um fator ou meta comum, ou seja, que vale para todos os colaboradores, é mais provável que eles se unam para alcançá-la.

Isso acontece independentemente de quão diferentes são seus pontos fortes ou seu tipo de personalidade. O trabalho passa a ser a força motivadora. Pense no seguinte:

  • A tarefa diz respeito a um valor comum importante para todos os seus funcionários, como realização pessoal, família ou comunicação?
  • Esse projeto beneficiará a sociedade como um todo? Por exemplo, a missão é implementar um novo processo para reduzir o risco ambiental em uma região?
  • O projeto ajudará pessoas de todas as faixas etárias?

Apontar os benefícios evitará quaisquer sentimentos internos de favoritismo. Portanto, saiba envolver as pessoas em propósitos, e elas trabalharão mais e melhor!

O estímulo certo

Portanto, se as pessoas forem estimuladas, elas tendem a responder com eficiência. Para isso, a organização deve estar preparada e ter um plano de treinamento e integração para esses funcionários, além de contar com um líder inclusivo.

Assim, para garantir uma gestão de alta performance, identifique quais gerações estão sob sua gestão e quais são os conflitos mais recorrentes e estude as necessidades desses profissionais, para poder colaborar cada vez mais com o crescimento deles.

Uma boa dica é jogar com os pontos fortes dos profissionais. Ao fazer a atribuição de projetos, tenha certeza de que todos possam fazer algo em que sejam bons. Por exemplo, se o projeto for elevar as vendas de determinado produto, você pode contar com a experiência de mercado dos Baby Boomers e aliar o fascínio por desafios dos Y para criar uma campanha de vendas matadora.

Os Baby Boomers podem fornecer dados sobre os históricos e hábitos dos clientes na empresa, enquanto a geração do milênio pode ajudar com uma divulgação massiva nas redes sociais.

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