Como aprender qualquer habilidade ou assunto rapidamente?
CEO da Kwik Learning criou um método intitulado FAST que pode ser muito útil; saiba mais sobre o assunto
Se seu cérebro é o seu maior patrimônio, qual é a maneira mais fácil de aproveitar essa riqueza? De acordo com Jim Kwik, o CEO da Kwik Learning, que passou mais de 25 anos estudando o cérebro e treinando funcionários em empresas como a SpaceX de Elon Musk e a Virgin de Richard Branson, existem maneiras de melhorar a memória, ler mais rápido e desbloquear o potencial do cérebro. Ele também é o autor do livro “Limitless: Upgrade Your Brain, Learn Anything Faster, and Unlock Your Exceptional Life”.
Kwik explicou que o estresse da pandemia Covid-19 está afetando a rapidez com que as pessoas são capazes de adquirir aquele novo hobby ou habilidade de quarentena, seja aprender mandarim ou a dançar salsa.
“Nossas habilidades cognitivas são limitadas quando nossa mente se sente oprimida. Quando há tanto para processar, trabalho, saúde familiar, o mundo, vida em geral, a conexão entre o cérebro sobrecarregado e o resto do nosso corpo pode ter um sério impacto em sua positividade, seu desempenho, sua paz de espírito e também em sua prosperidade” disse ele.
Para ajudar, Kwik compartilhou quatro dicas para aprender qualquer assunto, ensinadas sob a sigla F.A.S.T.
Forget (Esqueça)
Embora pareça contraintuitivo que, para aprender algo, você deva esquecer tudo o que sabe sobre o assunto, Kwik explica que você deve pensar em seu cérebro como um paraquedas: Ele só funciona quando está aberto.
Kwik então deu o exemplo de alguém com 20 anos de experiência em vendas – alguém pode pensar que ele tem muito conhecimento, mas é possível que essa pessoa esteja repetindo um ano de informações equivocadas ano após ano. E essas informações ficam desatualizadas muito rapidamente.
Em vez disso, esqueça o que você sabe e aborde o assunto com uma mentalidade curiosa. Kwik diz para fazer muitas perguntas, incluindo: “Onde está a lição disso?” “Como posso usar isso?” “Como posso aplicar isso?” “Por que devo usar isso?” “Quando vou usar isso?”
Leia também: ITF Grandes Entrevistas: Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil
Active (Ativo)
Permanecer ativo em seu aprendizado – tomando notas, aplicando conceitos, fazendo perguntas – é a melhor maneira de aprender, disse Kwik. O cérebro humano não aprende por meio do consumo, aprende por meio da criação.
Portanto, em vez de copiar passivamente um TED Talk palavra por palavra em um caderno, ou colocar uma lição em segundo plano enquanto você está lavando os pratos, mantenha o foco e seja ativo no processamento das informações. Anote as perguntas que você possa ter, como as novas informações se relacionam com o que você já sabe e capture como você vai aplicá-las.
State (Estado)
Ao aprender, o estado de emoções que você está experimentando o ajudará a bloquear a informação ou habilidade em sua memória de longo prazo. Dito de outra forma, a informação ligada à emoção torna-se inesquecível, disse Kwik.
Se você está entediado, é provável que esqueça. Mas Kwik disse que se você sorrir, corrigir sua postura e se forçar a uma atitude positiva por meio da conversa interna, o aprendizado se tornará mais fácil. “A gratidão irá superar muitas emoções negativas e reconectar seu cérebro”, disse ele.
Teach (Ensinar)
Por fim, Kwik diz que você deve ouvir e aprender como se esperasse ensinar o mesmo material a alguém mais tarde. Com a intenção de ensinar, você aprende algo duas vezes. Kwik diz que essa mentalidade ajuda a estruturar sua aprendizagem e, como resultado, você provavelmente fará muito mais perguntas esclarecedoras.
Quando você sabe algo bem o suficiente para ensiná-lo, é quando você sabe que ganhou essa nova habilidade ou informação com sucesso e está apenas um passo mais perto de otimizar o seu maior patrimônio: seu próprio cérebro.
Com informações da Inc.