Como a Internet das Coisas pode melhorar as operações de TI

Projetos de IoT estão avançando lentamente para os departamentos de TI, obtendo eficiências, aumentando a segurança, unindo as equipes

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8:29 am - 08 de janeiro de 2019

Uma revolução silenciosa pode estar se formando, fruto do uso corporativo da Internet das Coisas. Empresas estão cada vez mais experimentando dispositivos IoT para melhorar a produtividade, a eficiência e a segurança das operações internas de TI.

As projeções de mercado de IoT são otimistas, e o segmento corporativo não é exceção. A Bain & Co. estima que os gastos com  IoT superem US $ 520 bilhões até 2021 , mais que o dobro dos US $ 235 bilhões gastos em 2017. As empresas estão testando mais o conceito e mais organizações estão considerando também novos casos de uso – 60% em 2018, em comparação com menos de 40% em 2016.

De acordo com outra pesquisa recente,  realizada pela Infobox, um terço de todas as empresas tem mais de mil dispositivos  em suas redes, conectados pelos funcionários, por conta própria. Por exemplo, 47% das empresas já possuem assistentes digitais no local de trabalho, como o Alexa e o Google Home, e 46% possuem smart TVs.

Logística, manufatura e assistência médica podem receber muita atenção quando se trata do uso corporativo da IoT, mas a TI também está se beneficiando da tecnologia, e espera-se que a adoção cresça.

Confira como alguns departamentos de TI estão colocando a IoT para funcionar.

Reduzindo os custos de energia
Dois anos atrás, o Google anunciou que estava usando dados coletados por milhares de sensores no data center para melhorar a eficiência energética. A aplicação de algoritmos de Machine Learning permitiu que a empresa reduzisse a energia necessária para resfriamento em 40% .

Desde então, o Google vem usando IoT  para automatizar os controles de refrigeração do data center – sob supervisão humana – resultando em uma economia média de energia de 30%, com melhorias adicionais esperadas à medida que os sistemas ganhem inteligência e melhorem com mais dados.

Muitas outras empresas podem se beneficiar de algo semelhante, diz Mark Hung, analista do Gartner.

“Muitos desses sensores habilitados para rede estiveram aí o tempo todo”, diz ele. “O fato é que a TI não aproveitava os dados provenientes desses sensores para melhorar o desempenho”.

A maioria das empresas não aproveita todos os dados disponíveis como fazem o Google e a Amazon. “Mas já estão se movendo nessa direção”, diz ele. “É definitivamente top of mind.”

Manutenção preditiva
A manutenção preditiva está associada principalmente a aplicativos de manufatura, mas também tem um lugar no data center. Pense, por exemplo, nos cabeçotes de leitura e gravação dos discos rígidos.

“Quantas vezes essa cabeça sobe e desce?” diz Hung. “Esses dados estão realmente disponíveis, mas até recentemente ninguém usou isso para criar um modelo de manutenção preditiva para falhas nos HDs.”

Existem várias condições ambientais que, se não forem detectadas, podem afetar as operações de TI. A IoT pode ajudar a TI a gerenciar esse caos, afirma Karen Panetta, pesquisadora do IEEE e reitora de engenharia de pós-graduação na Universidade Tufts.

“Os sensores inteligentes estão se tornando tão avançados que podem monitorar o consumo de energia de cada máquina individual”, diz ela.

Em seguida, o Machine Learning, quando aplicado a esses dados, pode ajudar a prever se um servidor está prestes a falhar, para que sua carga de trabalho possa ser realocada enquanto estiver offline, ou quando precisar ser substituído.

“IoT é a mágica por trás da operação contínuo dos data warehouses”, diz ela.

Controle de acesso
O leitor de cartão inteligente na porta da sala de servidores é um dos usos mais comuns – e mais antigos – da tecnologia IoT em TI.

“Nós os usamos não somente para acesso a salas seguras, mas também para coisas como impressão”, diz Kayne McGladrey, membro do IEEE e diretor de segurança e TI da Pensar Development, uma empresa de engenharia sediada em Seattle.

McGladrey se recusou a dar detalhes sobre qual tecnologia de segurança a empresa possui – “isso seria um risco de segurança” – mas diz que inclui biometria. Os scanners biométricos podem ser conectados a um repositório central de dados de identidade, para fornecer um controle muito granular sobre os direitos de acesso.

“Isso é muito poderoso e melhor que a forma tradicional de proteger salas os datacenters”, diz ele.

Chaves podem se perder ou serem compartilhadas pelos funcionários. “E os dígitos nos teclados numéricos se desgastam e você pode ver quais teclas foram mais tocadas”, diz McGladrey.

Wearables inteligentes
Um telefone ou relógio inteligente com recursos NFC  também pode ser usado para autenticação, diz McGladrey.

A Pensar permite esse uso de dispositivos vestíveis para autenticação, via NFC ou mecanismo similar, mas novamente evitou fornecer detalhes por motivos de segurança. À medida que o número de dispositivos portáteis inteligentes prolifera, McGladrey espera que isso se torne mais comum, já que os wearables têm um benefício especial para autenticação, tornando-a mais fácil e confiável.

“Posso usar meu telefone como um ponto de extremidade de IoT, permitindo-me ter acesso mais rápido aos meus dados”, diz Matt Short, diretor sênior ea IoT na IHS Markit.

Os usuários privilegiados, em particular, que têm acesso a redes, hardware e dados corporativos, precisam de atenção extra quando se trata de segurança. Abordagens tradicionais, como senhas e cartões de acesso especiais ou tokens, são difíceis de usar, inseguros ou ambos.

Smartphones e smartwatches estão sempre com os funcionários e não requerem nenhum esforço adicional. Além disso, se alguém perde o celular,  percebe a perda instantaneamente.

“Isso ajuda a aumentar a segurança”, diz Short. “As empresas precisam ter certeza de que a rede é segura e a IoT pode melhorar isso.”

A autenticação por smartphone também pode ser usada para desbloquear computadores, para entrar em aplicativos confidenciais ou até mesmo para ativar impressoras.

Dispositivos de consumo
Mas questões de segurança e preocupações com privacidade são hoje os maiores obstáculos para a adoção corporativa de tecnologias de IoT criadas para o mercado de consumo, diz Michael Schallehn, sócio e especialista em IoT da Bain & Co.

Um bom exemplo é o uso crescente de alto-falantes inteligentes no local de trabalho. Esses dispositivos não apenas exigem a conectividade com a Internet para funcionar, o que, por si só, é uma possível preocupação de segurança, mas também podem ser ativados inadvertidamente e captar conversas que não devem ser gravadas.

“Alexa e Google Assistant estão constantemente ouvindo”, diz ele. “As conversas são enviadas para a nuvem e você não tem controle sobre como ela está sendo usada.”

Mas, embora as empresas possam estar muito conscientes das implicações de segurança dos dispositivos de IoT, isso não significa que os funcionários também estejam. E, assim, insistam no uso dos mesmos aparelhos que já usam em casa.

“Tenho certeza que será um problema”, diz Schallehn. “Vimos esses comportamentos com o uso de e-mail pessoal e com o Dropbox e o Box. O uso corporativo de de alto-falantes inteligentes criados para uso doméstico é um problema que está sendo subestimado e vai piorar antes de chegar a melhorar.”

Assistentes virtuais
Os funcionários de TI podem se beneficiar de assistentes virtuais baseados em IA tanto quanto qualquer dos outros funcionários.

“A interface homem-máquina está mudando”, diz o IHS Markit’s Short. “Tudo vai começar a parecer um assistente digital”.

Como os dispositivos de IoT no escritório se tornam onipresentes e inteligentes, o ambiente físico pode começar a prever as necessidades dos funcionários e cuidar deles antes mesmo de serem solicitados. Como um exemplo muito simples, um mecanismo de controle de acesso pode se conectar a um dispositivo inteligente usado pelos funcionários e abrir automaticamente a porta quando o funcionário começar a andar na sua direção.

“Nós chamamos isso de computação ambiente”, diz Dickson, da IDC. “É aí que a IA vai ser um facilitador”.

Monitoramento de status
Os funcionários de TI têm o conhecimento técnico para criar seus próprios gadgets, que podem em breve introduzir uma onda de DIY IoT no local de trabalho. Por exemplo, a empresa de consultoria SPR, sediada em Chicago, tem um semáforo no escritório para sinalizar aos desenvolvedores ágeis sobre o status de seu trabalho.

“Pegamos um semáforo real que compramos no eBay, separamos e reconstruímos, tornando-o um dispositivo IoT”, diz o diretor de tecnologia da SPR, Matthew Mead. “Conectamos ao nosso sistema de entrega contínua, uma maneira popular de fazer muita automação em torno do desenvolvimento de software, incluindo testes automatizados.” A luz fica verde quando todo o software está em conformidade, todas as dependências estão no lugar e todos os testes são aprovados.

“É uma loucura ver”, diz ele. “Mas isso pode dar à equipe uma noção exata da saúde do software. Se estiver no meio de uma compilação, ele ficará amarelo, para mostrar que as coisas estão em andamento. E o vermelho aparecerá sempre que houver problemas ou erros no código-fonte, de uma perspectiva de construção ou teste.”

Os desenvolvedores possuem todas as informações do sistema, com muito mais detalhes, em seus telefones ou telas de computador. “Mas este indicador físico é um mecanismo para realmente empurrar a equipe”, diz ele.

Salas de conferências inteligentes
O SPR tem um sistema de reserva de sala de conferência, mas as reservas nem sempre significam que uma determinada sala está realmente em uso. Portanto, para evitar que o pessoal corra ao redor do prédio, procurando salas vazias para uma reunião improvisada, a SPR instalou dispositivos de IoT que reconhecem se a sala está ocupada.

“É um detector de movimento em seu núcleo, conectado ao sistema de agendamento”, diz Mead.

Há tecnologia disponível para medir sinais de telefone ou ver em infravermelho para informar quantas pessoas estão em uma sala ou usar RFID para identificar os ocupantes individuais. “No momento, não temos planos para implementar esses recursos adicionais”, diz Mead. “Ainda não precisamos disso.

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