Com novas tecnologias, 77% temem vazamento de dados

Author Photo
7:58 am - 18 de novembro de 2010

No Brasil, 77% dos entrevistados apontaram que suas empresas correm riscos de vazamento ou perda de dados estratégicos por conta do uso de novas tecnologias da informação. A informação é de pesquisa da Ernst & Young.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Conforme o levantamento, outros problemas apontados são indisponibilidade de recursos de TI e roubo de equipamentos.

Saiba mais sobre gestão de segurança. Visite o espaço de Gilberto Mota, blogueiro do IT Web.

O estudo traz uma série de outras conclusões para o quadro global que apontam a necessidade de que as empresas  ampliem seus processos de gestão de riscos. Menos de 1/3 delas possuem programas voltados para a gestão de riscos  derivados de novas tecnologias.

Desta forma, vê-se o seguinte cenário:

  • 39% das empresas estão fazendo ajustes nas políticas internas de segurança da informação por conta das novas  tecnologias e o uso de redes sociais por seus colaboradores;
  • 29% estão adotando novas tecnologias de encriptação das informações;
  • Um dos cinco principais riscos, apontado pela primeira vez na pesquisa, é a descontinuidade ou a interrupção  dos serviços de TI na empresa;
  • 28% estão implementando controles de gestão de identidades e acesso (IAM ? identity & access management) mais  efetivos.

O levantamento Global Information Security Survey, que está em sua  13ª edição, foi elaborado a partir de entrevistas com quase 1,6 mil executivos em mais de 50 países, apenas uma  em cada dez empresas considera prioridade o monitoramento e gestão de riscos para as novas tecnologias de  informação, que incluem o uso de redes sociais e serviços de cloud computing ou servidores externos para gestão de dados.

 ð        Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.  

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.