Com contratações de peso, Apple dá sinais de que busca futuro na nuvem
Companhia contratou discretamente talentos líderes em cloud, incluindo especialistas mundialmente reconhecidos no uso de contêineres e Kubernetes
Apesar da importância para o ecossistema da Apple, o iCloud nunca se tornou a potência do setor de nuvem que poderia ter se tornado. Mas parece que a empresa tem planos de mudar isso.
A companhia contratou discretamente talentos líderes de serviços em nuvem nos últimos meses, incluindo especialistas mundialmente reconhecidos no uso de contêineres e Kubernetes, tecnologias surgidas na última décadas. Além de ter realizado uma série de fusões e aquisições.
Os boatos são de que a Apple está construindo uma infraestrutura em nuvem, o que sugere fortemente que a empresa terá uma estratégia mais ampla do que deseja revelar. Machine learning certamente fará parte disso, à medida que a empresa avança com o trabalho na área. Uma maneira de articular isso é o uso da IA em mais domínios e a criação de uma variedade maior de APIs que desenvolvedores podem usar para criar inteligência dentro de seus produtos.
A Apple deu maior valor a machine learning na empresa durante os últimos anos. Agora, existe uma posição executiva dedicada para este ramo da inteligência artificial, ocupada pelo ex-chefe de IA do Google, John Giannandrea.
É bastante natural que a empresa continue recrutando especialistas para apoiar esse trabalho. Dentro os novatos estão o ex-engenheiro do Docker, Michael Crosby, e o ex-AWS, Maksym Pavlenko, que trabalhou em serviços gerenciados de contêineres na Amazon.
O relatório observa que a Apple também parece estar contratando talentos de serviços em nuvem para criar ferramentas para suas equipes internas de desenvolvimento de software. Isso é interessante após posicionamentos recentes de que o trabalho interno de desenvolvimento em nuvem é dificultado pela dependência de terceiros.
Outro fato que chamou atenção foi a entrada da Apple na Cloud Native Computing Foundation (CNCF), em 2019. A engenheira de software da fabricante Alena Prokharchyk agora faz parte do Comitê de Supervisão Técnica da fundação, enquanto Arun Gupta da Apple tem assento no Conselho de Administração da CNCF. Chris Hein, também da empresa, é um embaixador do grupo.
O que pode não significar muita coisa, pois a maioria dos grandes nomes da tecnologia está representada no CNCF – assim como eles podem estar. O grupo IDC afirma que, até 2022, 90% de todos os aplicativos terão arquiteturas de microsserviços que melhoram a capacidade de aproveitar código de terceiros e 35% de todos os aplicativos de produção serão nativos da nuvem.
Notavelmente, a fabricante do iPhone está com vagas de gerente de marketing de produtos para o iCloud. O que significa que a empresa está desenvolvendo planos para lançar mais ofertas de produtos.
Se você pensar bem, a Apple sempre teve uma base de usuários garantida do iCloud simplesmente com base no serviço incorporado em seus produtos. Com muitos desses baseados no iCloud da empresa já representados por outras áreas (como Música e TV), é necessário orquestrar alguma evolução em suas ofertas da nuvem.
De fato, um anúncio recente buscando por um engenheiro de software para o iCloud traz no descritivo da vaga: “ajudar a desenvolver a próxima geração de infraestrutura de serviços em nuvem”, mencionando aplicativos existentes e “inteiramente novos”. Também é mencionada a “próxima geração” de serviços da Web da Apple.
O que vem a seguir
Não é novidade que a Apple esteja investindo em conhecimento tecnológico, o que é feito o tempo todo. O que é notícia é que a empresa parece estar introduzindo novos serviços web, melhorando os já existentes e (como feito recentemente) ampliando a disponibilidade desses em novos países.
Também é bom destacar o tempo que a Apple levou para introduzir o compartilhamento de pastas do iCloud Drive . Isso foi anunciado na WWDC 2019, mas não chegou às plataformas até alguns meses depois.
Agora, parece lógico prever que a empresa procurará outras maneiras pelas quais ela pode estender os recursos de colaboração e compartilhamento encontrados no iCloud Drive com base no trabalho que acabou de concluir.
Mais APIs, rápida evolução de novos recursos e serviços do iCloud e a introdução de mais inteligência artifical nas plataformas da Apple parecem ser os resultados de curto prazo mais prováveis do atual impulso da empresa.
Em setembro do ano passado, ouvimos falar sobre uma tecnologia baseada em voz mais sofisticada chamada Overton. Quanto ao resto, vamos esperar e ver – embora possa ser bom poder usar AirPods ou outros dispositivos portáteis para editar fotos usando o iCloud.