Com 1 milhão de pedidos de patentes em 2015, China lidera crescimento em inovação
A China caminha a passos largos para se consolidar como principal referência tecnológica do mundo. Com 1 milhão de pedidos de patentes em 2015, o País alcançou a ponta nesse quesito com recorde mundial, de acordo com a Organização Internacional de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês). Globalmente, cerca de 2,9 milhões de pedidos de patentes foram apresentadas no ano passado, aumento de 7,8% em relação a 2014 – aproximadamente duas em cada três patentes são aprovadas.
A maior parte dos pedidos partiu da área de engenharia elétrica, que inclui telecomunicações, seguidos por tecnologia da computação e instrumentos de medidas, incluindo tecnologia médica, afirmou a agência da ONU. A maioria dos pedidos foi pra proteção doméstica de patentes, marcas registradas e design industrial, com apenas 42.154 sendo aplicadas no exterior.
Francis Gurry, diretor-geral da Wipo, classificou os números chineses como extraordinários. “É o primeiro escritório de patentes no mundo que recebe mais de 1 milhão de pedidos de registros”, disse, em coletiva de imprensa para o lançamento do relatório “Indicadores Globais de Propriedade Intelectual”.
Gurry destacou também que, mais uma vez, é possível observar uma crescente quase dominância da Ásia como a origem da atividade de registro de propriedades intelectuais: estão localizadas na Ásia 62% da atividade global de pedidos de patentes, 55% de marcas registradas e 68% dos pedidos de design.