Visão computacional e IA a serviço da sociedade

Como as tecnologias de visão computacional e a Inteligência Artificial podem revolucionar sistemas de monitoramento além das aplicações em segurança

Author Photo
10:00 am - 16 de outubro de 2023

Atualmente, sistemas de monitoramento com câmeras estão presentes em praticamente todos os espaços, inclusive privados. De maneira geral, a maioria dessas soluções é implementada para ampliar a segurança de lojas, espaços públicos, ambientes de trabalho e áreas residenciais.

No entanto, hoje em dia apenas armazenar essas imagens é limitar consideravelmente seu uso a respostas pontuais direcionadas, onde ações são tomadas apenas quando algo atípico acontece. Praticamente todas as informações coletadas fora desses episódios são apenas armazenadas, ou simplesmente descartadas de tempos em tempos.

Monitoramento eficaz envolve prevenção e adaptação dos espaços

Entre os dias 19 e 21 de setembro o Brasil recebeu a ISC Brasil, uma das principais feiras globais em segurança integrada. Durante o evento, foi possível observar diversas inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas no mercado nacional de monitoramento e computação.

Uma das tecnologias expostas era uma estrutura de software voltada para integrar soluções de monitoramento personalizadas de maneira simples, ágil, e sem a necessidade de substituição completa de infraestruturas já adquiridas. Um dos principais diferenciais é a visão perfeita 20/20, capaz de acompanhar na totalidade as imagens produzidas por sistemas de monitoramento e sensores já instalados.

Baseado nessas imagens, o software cria réplicas digitais desses espaços, ou DigitalTwins. Com isso, é possível visitar digitalmente essas áreas monitoradas, observando de perto detalhes que se perderiam em uma reprodução 2D simples de um feed de segurança.

Esse tipo de visão ampla dos espaços é essencial para garantir mais controle de qualidade, agindo com intervenções preventivas para problemas em potencial, minimizando perdas. Isso já vem sendo aplicado em projetos-piloto de empresas de transporte marítimo para reduzir riscos de operação, sem comprometer a demanda crescente sobre os sistemas de logística e transporte de mercadorias.

Outra solução interessante exposta na feira era via software, mas voltada para interpretar imagens e criar modelos de visão computacional. Graças ao seu algoritmo, essa solução consegue realizar inferências e treinar IA para conduzir análises complexas de dados visuais em uma fração do tempo utilizado por outros softwares.

É, também, possível rotular e realizar anotações mais específicas em imagens para traçar e identificar padrões, alimentando o algoritmo com menos dados, mas mais significativos, acelerando o processo de treinamento dos modelos.

Em hospitais, por exemplo, a tecnologia pode ser utilizada tanto para otimizar processos automatizados de dispensação de medicamentos, quanto para reconhecer eventuais flutuações de risco em monitores fisiológicos de pacientes sob observação.

Esses são dois exemplos de tecnologias com grande potencial para o mercado e a sociedade.

Análise de dados a serviço da sociedade

Está cada vez mais nítido que virtualmente todas as ações e interações humanas são, essencialmente, dados. No entanto, compilar e interpretar essas informações é uma tarefa extremamente complexa sem o auxílio de tecnologias de IA e machine learning.

Em um exemplo prático, a abertura de semáforos e o período que eles permanecem abertos não são decisões arbitrárias. Elas levam em consideração o volume estimado de tráfego em cada via, e articulam esses temporizadores entre vias para minimizar gargalos.

Contudo, este trabalho realizado pelos departamentos de engenharia de tráfego é realizado baseado em modelos estatísticos aproximados. Por outro lado, grande parte das vias urbanas já contam com sistemas de monitoramento 24h, seja para segurança, seja para acusar infrações.

Algumas tecnologias são usadas para treinar modelos de visão computacional, por exemplo, permitindo recriar esses modelos estatísticos de forma acelerada. Sendo assim, é mais viável acompanhar o crescimento demográfico de zonas, naturalmente já populosas, e adequar a infraestrutura conforme demandas mais próximas da realidade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.