Tencent: “Estamos investindo pesado na comunidade brasileira”

Conversamos com Fernando Mazza, diretor da Tencent no país, sobre as estratégias para potencializar os negócios com games mobile e eSports

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10:00 am - 02 de maio de 2024
Mazza: "Continuamos nos reinventando, tanto na China como no resto do mundo" (Imagem: Divulgação)

Basta dar uma passada de olhos pelas notícias da gigante chinesa Tencent para entender o impacto global da empresa nos segmentos de games e da tecnologia. Apenas para dar uma pincelada: há poucos dias o conglomerado anunciou o aumento no investimento acionário na finlandesa Remedy Entertainment, de Alan Wake, fechou parceria com a Toyota com foco em IA para carros elétricos, além de ser a fornecedora oficial de nuvem para o game fenômeno mundial Palworld.

E claro que Brasil e América Latina estão no radar da empresa, e não é de hoje. Há praticamente dois anos a gigante chinesa tem um executivo aqui no País através da Level Infinite, divisão internacional de games fundada em 2021. Fernando Mazza, Diretor Sênior de Operações da Level Infinite no Brasil, conversou com a coluna Além do Gameplay para falar dos principais produtos da empresa no País: os jogos de celular PUBG MOBILE e o Honor of Kings.

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A empresa chinesa sabe o impacto dos games mobile no Brasil.  De acordo com a tradicional Pesquisa Game Brasil 2024 (PGB), aproximadamente 74% da população joga algum tipo de game no País, sendo que quase 50% dos entrevistados preferem o celular. “Buscamos constantemente investir em mercados que sabemos que têm o potencial para se tornar alguns dos principais do mundo”, ressalta Mazza, em entrevista à coluna. Confira o bate-papo completo.

 Como a Tencent vê o atual mercado brasileiro de games? O Brasil tem se posicionado muito forte no mercado global, com consumidores bem ativos. A empresa vê uma oportunidade de se posicionar de forma ainda mais contundente no País e na América Latina como um todo?

O Brasil é um dos principais mercados de games na América Latina. A Level Infinite, marca global de games da Tencent, vê o crescimento do mercado brasileiro com bons olhos e busca constantemente investir em mercados que sabemos que têm o potencial para se tornar alguns dos principais do mundo. Além de um retorno financeiro, também somos recompensados com o carinho e reconhecimento dos jogadores brasileiros, que estão sempre apoiando nossos títulos.

Como a empresa avalia a importância de fazer a conexão de games com tecnologias disruptivas, caso da IA generativa? A empresa trabalha para atuar com essas tecnologias?


A Level Infinite sempre busca utilizar as melhores tecnologias disponíveis para poder produzir os melhores jogos para seus jogadores. Nosso foco sempre foi possuir uma equipe qualificada e que possa utilizar tudo à sua disposição para trazer o melhor resultado ao maior número de jogadores possível.

O Brasil é um mercado de muitos jogadores de celular e a Tencent tem muitos produtos mobile. Você acredita que eles podem abocanhar uma fatia ainda melhor aqui no País com esse público?

Sim. Nossos principais produtos no país, o PUBG MOBILE e o Honor of Kings, são grandes sucessos e estamos sempre considerando trazer novos títulos para os jogadores brasileiros, não apenas em aparelhos mobile, mas também nos PC e consoles. Também estamos investindo pesado na comunidade brasileira, como no cenário de eSports, com torneios oficiais de nossos títulos.

A empresa acredita que o Brasil e a América Latina como um todo é lugar que tem bons desenvolvedores de jogos, já que a empresa tem um olhar importante para esse mercado também?

 Sim. A região da América Latina, incluindo o Brasil, possui bons títulos desenvolvidos por estúdios independentes. Esperamos que o investimento da Level Infinite na região seja visto com bons olhos por outros players do mercado e que isso ajude a desenvolver ainda mais o mercado e seus desenvolvedores.

As restrições aos games no mercado chinês impactou os negócios da Tencent recentemente. Por outro lado, Vigo Zhang, vice-presidente da empresa, reforçou que a empresa está sempre se reinventando para o mercado. Quais são os caminhos da estratégia da empresa para 2024?

 A estratégia para 2024 é continuar investindo mundialmente com o lançamento de nossos produtos, como o Honor of Kings, que foi lançado primeiramente no Brasil, e agora acaba de ser lançado em outras regiões, como a Turquia e Oriente Médio, em preparação para o lançamento global ainda este ano. Continuamos nos reinventando, tanto na China, quanto no resto do mundo, para nos destacar ainda mais no mercado internacional como uma das principais desenvolvedoras e publicadoras de jogos do mundo, lançando novos títulos emocionantes e realizando importantes parcerias globais, tais como a recém anunciada parceria com a eSports World Cup Foundation, que vai ter torneios oficiais de Honor of Kings e o PUBG MOBILE.

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