Descubra o segredo do sucesso da empresa + inovadora em TI do Brasil

Pode parecer estranho, mas não é tecnologia.

Author Photo
12:41 pm - 26 de agosto de 2022
Wilson Leal Seguros Unimed 100+ Inovadoras 2022

O projeto Hubdoctor garantiu a Seguros Unimed a primeira colocação da edição 2022 do prêmio As 100+ Inovadoras em TI, organizado pela IT Mídia.

 

Trata-se de uma plataforma computacional assistida por  inteligência artificial (IA) para criar uma consultora virtual – apelidada de Tina – que ajuda as pessoas na avaliação da gravidade de problemas bucais, incluindo a identificação de necessidades odontológicas e a indicação de profissionais adequados para tratamento.

 

O projeto é incrível, mas não é dele que eu vou falar. 

 

O segredo do sucesso da Seguros Unimed é uma TI centrada no cliente.

 

Para interagir com seus parceiros de negócios de forma mais eficaz, Wilson Leal, CIO da empresa, teve que colocar a tecnologia um pouco de lado e se concentrar nos clientes internos e externos.

 

Colocando o cliente no centro da TI ele conseguiu obter consenso sobre as prioridades e definir com precisão os resultados de negócios desejados com seus parceiros de negócios, como Fabio Nogi – Head de Odonto, responsável pela Tina.

 

Ao trabalhar percorrendo o caminho inverso, a partir das necessidades dos clientes, o CIO integrou o departamento de TI à empresa.

 

Para o CIO, isso significa que todas as decisões devem ser tomadas com o cliente em mente, e que o cliente está sempre mudando de ideia. Combinando um entendimento profundo do que é possível com tecnologia a um entendimento igualmente profundo dos negócios, o CIO reposiciona o departamento de TI como um parceiro de negócios valioso, e não um obstáculo.

 

Os líderes de TI que adotam uma abordagem centrada no cliente podem criar as condições para que isso possa acontecer.

 

Mas cuidado, mudar essa percepção pode exigir que o CIO mude a própria mentalidade, a mentalidade de suas equipes e a mentalidade dos parceiros de negócios.

 

No framework abaixo, disponibilizado pela empresa, podemos nos inspirar como a TI pode iniciar sua jornada de centralidade no cliente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.