Quais são as principais linguagens de programação utilizadas atualmente no mercado de TI?

Saiba como se capacitar para trabalhar com elas e impulsionar sua carreira

Author Photo
9:32 am - 13 de julho de 2023
linguagens de programação

Linguagens de programação são a base para o desenvolvimento de softwares, aplicativos e sistemas. Com o rápido avanço da indústria, algumas delas têm se destacado como as mais importantes e em alta demanda no mercado de trabalho. A seguir, exploro as principais linguagens do momento e discuto como os profissionais podem se capacitar e se preparar para trabalhar com elas.

Quantas são as linguagens de programação existentes hoje?

O número exato de linguagens existentes é difícil de determinar, pois novas maneiras de programar são desenvolvidas constantemente e outras estão obsoletas. Estima-se que existam milhares de linguagens de programação diferentes. Algumas são amplamente conhecidas e utilizadas, e outras mais específicas e menos difundidas.

Mas programação só serve para profissionais de TI?

Programação é um tópico quente no mercado há mais de meia década, seja pensando em TI ou de forma geral. Especialistas dizem que dominar uma linguagem, ou ao menos ter um conhecimento superficial, já é necessário para navegar no mercado que se desenha atualmente com o advento da inteligência artificial e da evolução constante com a qual o mercado se transforma. 

Seja o profissional da área de TI ou não, conhecer uma linguagem de programação será análogo a ter conhecimentos de um idioma estrangeiro, ou seja, algo necessário para a grande maioria dos profissionais administrativos. 

Quais são as principais linguagens de programação mais usadas atualmente?

Python

Uma das linguagens mais populares atualmente. Com sintaxe simples e legível, além de ampla aplicabilidade, a torna uma escolha versátil para desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial e automação de tarefas. Sem dúvida, Python é uma das linguagens mais práticas e intuitivas disponíveis atualmente. Para se capacitar em Python, existem inúmeros recursos disponíveis, como cursos online, tutoriais e comunidades ativas. 

Recomenda-se que os profissionais pratiquem a escrita de código Python, trabalhem em projetos práticos e explorem bibliotecas populares, como Pandas e Django. Outra boa fonte de conhecimento é a biblioteca do Github que possui contribuidores de todo o mundo que compartilham e discutem a realização de códigos online. 

Go Lang 

Linguagem de programação compilada, de código aberto, criada pelo Alphabet (companhia proprietária do Google). Ela é conhecida por sua eficiência, desempenho e facilidade de uso. Uma das principais vantagens do Go Lang é sua capacidade de lidar com concorrência e processamento paralelo, tornando-a ideal para o desenvolvimento de aplicativos e sistemas escaláveis. Além disso, sua sintaxe simples e legibilidade facilitam a manutenção e colaboração entre desenvolvedores.

Java

Uma das linguagens de programação mais antigas, estabelecidas e utilizadas na indústria de TI. Muito popular no desenvolvimento de aplicativos empresariais, sistemas de grande escala e Android. Para se destacar em Java, é recomendado adquirir conhecimentos em orientação a objetos, frameworks como Spring e Hibernate, além de padrões de projeto. A certificação em Java pode ser um diferencial importante na busca por oportunidades no mercado.

JavaScript

Uma das linguagens fundamentais para o desenvolvimento web, permite a criação de interatividade e funcionalidades avançadas em sites e aplicativos. Para trabalhar com JavaScript, é importante dominar conceitos como manipulação do DOM, AJAX, frameworks como React e Angular, e familiarizar-se com bibliotecas populares, como jQuery. Existem cursos online, livros e fóruns dedicados ao aprendizado desta linguagem, além de projetos práticos que podem ajudar no desenvolvimento das habilidades necessárias.

C# 

Desenvolvida pela Microsoft, é amplamente usada para desenvolvimento de aplicativos Windows, jogos e aplicações empresariais. Para se capacitar em C#, é importante conhecer a plataforma .NET, o ambiente de desenvolvimento Visual Studio e frameworks como ASP.NET. Há uma variedade de recursos disponíveis, incluindo tutoriais online, documentação oficial da Microsoft e cursos especializados. Vale lembrar que C# é uma linguagem já antiga, consolidada e presente em segmentos mais tradicionais do mercado. 

No mercado atual, a demanda por profissionais que dominam essas linguagens de programação e frameworks é alta devido às suas vantagens e capacidades singulares. Aprende-las pode ser uma maneira de abrir portas para oportunidades únicas de carreira, uma vez que essas tecnologias são amplamente adotadas em empresas de diferentes setores.

Dominar essas linguagens e frameworks não apenas permite que os desenvolvedores criem soluções eficientes e inovadoras, mas também garante uma base sólida para acompanhar as tendências tecnológicas e estar preparado para os desafios do mercado de trabalho atual.

*Caio Rodrigues é especialista em recrutamento na Robert Half

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.