PapoFácil: Nutanix .NEXT Conference, da hiperconvergência às nuvens híbridas
Ampliação do portfólio de soluções multicloud e tecnologia para proteção de dados são destaques
Leonel Oliveira, Country Manager Brasil, fala das novidades, novas tecnologias e recursos do portfólio da empresa anunciados na conferência e resgata a linha de evolução trilhada pela companhia, levando-a a oferecer de hiperconvergência à integração com nuvens públicas e o agora uma revolucionária abordagem com IoT.
Gravado dia 09/05/2019 em Anahein California na .NEXT Conference
PAPOFÁCIL #336 Nutanix .NEXT Conference, da hiperconvergência às nuvens híbridas e ainda mais
Ampliação do portfolio de soluções multicloud, IoT e tecnologia para proteção de dados são destaques
Nutanix amplia portfólio de soluções multicloud
Expansão permite que clientes entreguem e protejam aplicações e ‘desktops’ em qualquer nuvem
A Nutanix (NASDAQ: NTNX), líder em computação em nuvem corporativa, anunciou a ampliação de suas soluções de DaaS, passando o Xi Frame da nuvem pública para a nuvem privada, permitindo a entrega de aplicações e desktops em um verdadeiro ambiente de nuvem híbrida. Além disso, a empresa está anunciando novas funcionalidades e zonas adicionais de disponibilidade planejada para seu serviço de ‘disaster recovery’ (DR) em nuvem, o Xi Leap.
Em relação ao Nutanix Xi Frame, já era possível acessar aplicações e ‘desktops’ virtuais a partir de nuvens públicas populares, como AWS e Azure, de maneira simples e fácil, usando qualquer navegador e qualquer dispositivo. Com a atualização em execução no hypervisor Nutanix AHV, os clientes agora podem estender a entrega de desktops à sua nuvem privada Nutanix, integrando serviços de infraestrutura de desktop virtualizada (VDI) com a plataforma Nutanix Enterprise Cloud. Os clientes podem provisionar milhares de ‘desktops’ virtuais em minutos, em vez de semanas, o que lhes permite melhorar a economia, a velocidade e a escala da entrega. Ainda, as equipes de TI agora podem selecionar a nuvem certa – pública ou privada – para suas iniciativas de VDI.
A recuperação de desastres baseada em nuvem é uma estratégia atraente para qualquer grande organização para proteger suas aplicações essenciais aos negócios. Pensando desta forma, o Nutanix Xi Leap estende o data center corporativo para a nuvem, permitindo que as equipes de TI harmonizem as nuvens públicas e privadas e forneçam maior disponibilidade para dados e aplicações críticas. Em sua nova fase, os clientes obtêm um serviço de nuvem de DR integrado e gerenciamento de painel único para proteger cargas de trabalho críticas em execução no data center e em uma nuvem, oferecendo melhor continuidade de negócios.
É fundamental entregar aplicações em uma arquitetura multi-cloud para garantir segurança independentemente da infraestrutura de nuvem escolhida. Avaliações de conformidade abrangentes e automatizadas são necessárias para garantir a mobilidade de aplicações entre nuvens. O Xi Beam, uma oferta Nutanix SaaS que fornece controle de nuvem, passa a incluir um módulo de conformidade de segurança em tempo real, projetado para identificar vulnerabilidades críticas de infraestrutura de nuvem e recomendar correção específica. Com novas funcionalidades de segurança e conformidade, os arquitetos de TI estarão habilitados para corrigir os riscos de segurança antes que eles afetem os negócios.
“O mundo multicloud é a nova realidade para a TI – não está mais em debate. Os clientes precisam de soluções que possam reunir todo o conjunto de nuvens públicas, privadas e periféricas que em breve formarão sua infra-estrutura crítica sem afundá-las em complexidade desnecessária e custos descontrolados”, diz Sunil Potti, diretor de produtos e desenvolvimento da Nutanix.
Mine é nova ferramenta de hiperconvergência de armazenamento secundário da Nutanix
A solução de plataforma aberta tornará simples o funcionamento e a proteção de aplicações
A empresa anunciou o Nutanix Mine, nova solução que integrará operações de armazenamento secundário com a Nutanix Enterprise Cloud Platform, oferecendo uma plataforma completa para armazenamento primário e secundário na nuvem privada.
À medida que as empresas modernizam seu data center com hiperconvergência para obter a simplicidade, a performance e a escalabilidade necessários para executar aplicações modernas, suas estratégias de backup e proteção de dados permanecem isoladas de seu ambiente de data center principal.
Com o Nutanix Mine, acontecerá uma integração nativa com os fornecedores de backup, os clientes poderão gerenciar seu ambiente de operações de backup por um único console de gerenciamento, reduzindo o custo operacional, a complexidade, a recuperação de soluções, tempo e configuração de soluções de armazenamento, preservando a liberdade do cliente de escolher o serviço de backup certo para seu ambiente de infraestrutura particular. O produto estará disponível a partir do mês de junho.
Por meio da integração com a matriz de dados HCI da Nutanix e o console de gerenciamento avançado Prism, o Mine fornecerá:
- Uma redução na complexidade de sistemas separados para backup e recuperação de dados corporativos, para que o armazenamento secundário possa ser gerenciado tão facilmente quanto o armazenamento primário de dados;
- A simplificação do ciclo de vida completo das operações de backup de dados, incluindo dimensionamento inicial, aquisição, instalação simplificada, fácil provisionamento da solução completa;
- A capacidade de dimensionar facilmente o armazenamento primário e secundário para acomodar o crescimento dos negócios.
“O rápido crescimento do mercado hiperconvergente é amplamente atribuído à promessa de modernizar a infraestrutura e reduzir a complexidade, eliminando os silos dentro do data center. Mas, mesmo quando os clientes abraçaram a HCI, o silo de armazenamento secundário persistiu”, disse Sunil Potti, diretor de produtos e desenvolvimento da Nutanix. “Com a Nutanix Mine, os clientes terão todos os benefícios de reduzir esse silo em uma única plataforma – redução da complexidade de gerenciamento, operações simplificadas e TCO reduzido – sem a necessidade de renunciar à solução de backup mais adequada às suas necessidades de negócios.”