PapoFácil: Dell Technologies, explorando a agilidade do modelo multicloud by design

A abordagem multicloud permite as empresas mais agilidade para inovação e maior controle de custos

Author Photo
8:56 am - 26 de outubro de 2023

Leonardo Araújo, diretor Sênior de Consultoria Latam da Dell, explica como funciona a abordagem multicloud que traz agilidade, refletindo em acurado controle de custos, simplicidade, flexibilidade e proteção das informações, pois é importante ter agilidade sem abrir mão dos aspectos de segurança da informação, proteção de dados e resiliência cibernética. Também como pode trazer para as empresas incentivo para inovação e liberdade para criar novas áreas de negócios.

Gravado dia 18/10/2023.

LOGO DELL2
Especial multicloud: agilidade e segurança do modelo multicloud by design da Dell Technologies

PAPOF%C3%81CIL%23897 02 800

A adoção de uma abordagem multicloud by design está diretamente ligada à capacidade das organizações em conseguirem ter agilidade para inovar e lançar novos produtos e serviços. É o que afirma Leonardo Araújo, diretor de Serviços de Consultoria da Dell Technologies para América Latina. Segundo o executivo, ao passo que as empresas avançam em suas jornadas de adoção da computação em nuvem em múltiplos ambientes, essa habilidade permitirá que as organizações promovam inovação e desenvolvimento de novos negócios.

Araújo explica que o modelo multicloud by design permite maior integração e replicação dos ambientes de nuvem, promovendo ganho e agilidade dos times de tecnologia e desenvolvimento das empresas em executar as aplicações e as cargas de trabalho, que são fundamentais para responder às estratégias das áreas de negócios. É a partir desse ambiente que o modelo operacional multicloud by design permite uma consistência única e eficaz para garantir não somente agilidade e segurança intrínseca, mas também previsibilidade de custo e estabilidade das aplicações nos diferentes ambientes de nuvem – pública e privada.

PAPOF%C3%81CIL%23897 01 800

E a segurança cibernética intrínseca também faz parte de uma abordagem multicloud by design eficiente. Araújo explica que o mesmo grau de segurança embarcada nas aplicações nativas em nuvem (cloud native) podem ser replicadas para o ambiente de multicloud a partir de uma estratégia que mescla ferramentas de DevSecOps e Integração Contínua e Entrega Contínua (CI/CD) com métodos de mitigação de vulnerabilidade das arquiteturas legadas, reduzindo a superfície de ataques a partir de um processo de análise e consultoria. Esse trabalho, apoiado com ferramental como detecção e respostas a incidentes cibernéticos, é fundamental para assegurar o grau de resiliência cibernética de um ambiente multicloud.

O executivo avalia que emular a capacidade da nuvem pública no ambiente de nuvem privada é o grande diferencial da Dell Technologies com a abordagem multicloud by design. “A Dell permite que os nossos clientes possam utilizar equipamentos de datacenter fornecidos por nós em seus próprios ambientes de tecnologia no modelo de subscrição, pagando pelo seu uso na forma como serviço. Essa é a nossa oferta Dell APEX Flex on Demand, que garante desempenho e elasticidade quando a empresa mais precisa”, explica Araújo.

PAPOF%C3%81CIL%23897 03 800

Confira o segundo episódio da série especial sobre multicloud, com a entrevista com Leonardo Araújo, diretor de Serviços de Consultoria da Dell Technologies para América Latina, sobre o posicionamento multicloud by design da companhia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.