Os ensinamentos trazidos por um centro de experiências digital

Grande parte das empresas estão sendo forçadas a inovarem suas atuações para se adaptarem aos novos tempos

Author Photo
3:10 pm - 17 de setembro de 2020

A Siemens sempre focou sua atuação em oferecer soluções inteligentes que facilitassem as atividades por parte de pessoas e empresas. Dentro desse conceito, um dos destaques recentes da companhia no Brasil é o Digital Experience Center (DEX) que foi inaugurado há um ano na unidade Anhanguera, na capital paulista, sendo o primeiro centro de experiências digital da Siemens em toda a América Latina.

Com investimento de R$ 1 milhão, o espaço tem oferecido às empresas a oportunidade de ver de perto soluções que vão ajudá-las a incrementar o seu negócio, como aumentar a produtividade, otimizar desempenho e até explorar outras linhas de atuação. Entre as demonstrações realizadas no local estão simulações feitas por meio de Gêmeos Digitais, projetando uma linha de produção virtualmente; modelagem 3D; realidade aumentada; e integração com aplicativos industriais por meio da plataforma MindSphere, sistema operacional aberto em nuvem da Siemens.

Leia também: Como preservar a saúde mental no home office?

Em uma sessão guiada, os visitantes podem discutir a digitalização nas etapas de criação do produto, de concepção da linha de produção e de definição do processo de fabricação em si, tudo em ambiente virtual. Cada uma destas etapas pode ser simulada com retro-alimentação de informações (malha-fechada) e conexão em sistemas de tratamento e análise de dados.Além de parceiros e clientes, o laboratório é aberto também a escolas e entidades de preparação profissional.

O próprio Sitrain, braço de treinamentos da Siemens que abrange mais de 50 cursos voltados para as soluções e ferramentas da companhia, utiliza o espaço para incrementar a capacitação dos profissionais. Outra iniciativa importante é realização de eventos de desenvolvimento e cocriação de soluções digitais, que são chamados de HackaSiemens e reúnem empresas e Startups que competem por prêmios e pela conquista de contratos com as empresas-âncoras (clientes da Siemens).

DEX pós-pandemia

O DEX também terá papel fundamental no mercado no pós-pandemia já que grande parte das empresas estão sendo forçadas a inovar suas atuações para se adaptarem aos novos tempos. Segundo dados de pesquisa no início de julho pela Confederação Nacional da Indústria, a inovação é apontada por 83% das empresas como iniciativa para sobreviver no período pós-pandemia. Além disso, o mercado brasileiro carece de inovações sendo que apenas 6% das companhias têm a transformação digital enraizadas em seus negócios, de acordo com levantamento da Dell Technologies divulgado no início do ano passado.

É para melhorar esses índices relacionados à inovação das empresas que a Siemens investiu no DEX, e os resultados obtidos nos primeiros doze meses de atuação são muito bons, com mais de 1.000 visitantes envolvendo 55 empresas e entidades diferentes. Essa atuação resultou em importantes parcerias junto a companhias de setores variados da nossa economia como Automotivo, Alimentação & Bebidas, Química e até os que se destacam em inovação como o Aeroespacial.

Várias dessas visitas deram origem à projetos que hoje estão fazendo a diferença nos negócios de grandes empresas. Em uma delas, uma empresa focada em proteína animal, visitaram o DEX por mais de uma vez, e a resultante foi que a Siemens foi contemplada com o projeto de uma nova planta de Biodiesel, desbancando a concorrência e fornecendo equipamentos para diversos fabricantes-de-máquinas e integradores. Numa outra, uma grande indústria do segmento agro reconheceu o valor e diferenciais do Digital Enterprise, e passou a adotar sistema de automação de processo Siemens como padrão nas migrações das plantas – atualmente 4 plantas serão migradas e estamos em negociação.

O que vem por aí?

Em breve, vamos incrementar o Centro de Experiências Digital da Siemens onde os visitantes poderão acessar remotamente locais com soluções diferentes em relação às disponíveis no espaço aqui do Brasil para colocar os clientes e parceiros mais próximos do que é realizado também no exterior. Mas isso é um assunto para um texto futuro. Certo, até o momento, é que em apenas um ano o DEX já tem feito a diferença na transformação digital das empresas no mercado brasileiro.

 

* José Moreira – Gerente de Negócios Motion Controls (MC) na área Digital Industries da Siemens.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.