O poder da inovação simples e inteligente
Inovação é uma pequena palavra que carrega um peso enorme e está ressignificando os negócios atualmente
Inovar é atualmente um dos principais focos das empresas de todos os tamanhos e segmentos, como apontam dados recentes da “Pesquisa de Inovação Semestral 2022: Indicadores Básicos”, divulgada pelo IBGE: a parcela de companhias inovadoras que planejam investir mais em inovação aumentou de 39,8% para 50,8%.
Essa pequena palavra carrega um peso enorme e está ressignificando os negócios atualmente, sendo pouco a pouco transformada na base para o sucesso de qualquer organização. Porém, trazer inovação para dentro de casa nem sempre é encarada como tarefa fácil e rápida, e muitas companhias ainda têm sofrido para se reinventar frente à concorrência e oferecer produtos e serviços diferentes e que estejam alinhados com as novas demandas dos consumidores.
Portanto, ainda que o objetivo de inovar seja tratado como prioridade pelas lideranças, as dificuldades que muitas vezes acompanham essa missão acabam atrapalhando a jornada de evolução das empresas e passando a impressão de que esse processo é de fato difícil e lento.
Leia também: Novas tecnologias demandam novas abordagens
Porém, discordo totalmente dessa visão. Para mim, a inovação precisa ser simples e inteligente, algo que vai além de um conceito abstrato que vive no mundo das ideias e tem pouca relação prática com a realidade. Ao contrário da crença comum de que ela está sempre ligada a grandes avanços tecnológicos ou ideias revolucionárias, muitas vezes são as soluções simples que causam impactos significativos nos negócios e na sociedade como um todo. É nisso que acredito, e me esforço diariamente para que o mercado passe a enxergá-la dessa forma também.
Uma das principais características da inovação simples e inteligente é sua capacidade de resolver problemas de forma eficaz, ágil e acessível. O foco precisa ser em simplificar processos, otimizar recursos e criar produtos e serviços intuitivos, fáceis de entender e usar, que resolvam dores reais dos consumidores. Complexidades desnecessárias só atrapalham e desviam o olhar da essência do problema.
Além disso, esse conceito está totalmente ligado à criação de uma cultura organizacional que valoriza a criatividade, pois é apenas ao pensar de maneira não convencional que conseguimos encontrar soluções fora da caixa e descobrir oportunidades únicas no mercado. Isso, aliado à capacidade de implementar ideias rapidamente, acelera o ciclo de inovação e permite que as empresas se adaptem às mudanças do ambiente de negócios.
Entre tantos avanços tecnológicos e transformações no mundo corporativo, entendo que às vezes dê a impressão de que é preciso muito esforço para inovar, principalmente porque em seguida pode surgir algum concorrente ou nova tecnologia que faça parecer que determinado projeto já não tem mais valor e não é inovador. Mas precisamos lembrar que o hábito de se manter atualizado e disposto a testar e tentar coisas novas é mais importante do que criar o novo produto ou solução disruptiva que vai mudar a lógica do mercado e trazer todas as atenções para a sua empresa. Ou seja, só a prática pode levar a perfeição, e sem ela não chegamos a lugar algum. Por isso, reforço: acredite no poder da inovação simples, e veja o quão longe ela pode te levar.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!