Como conhecer melhor o seu cliente pode impulsionar os negócios? E como os dados podem ajudar nisso?

Dados e insights sobre o consumidor são fundamentais na construção de estratégias para os negócios venderem mais

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10:59 am - 28 de novembro de 2023
Imagem: Pexels

Um recente estudo da Totvs constatou que 73% das empresas brasileiras reconhecem a importância do uso intensivo de dados para suas estratégias de marketing, porém, aproximadamente um terço – 27% – delas ainda não conseguiram assimilar de forma prática esses ganhos e não os reconhecem como algo crucial para esse processo. 

Em um mercado como o atual, competitivo e com cada vez mais opções para os consumidores, é fundamental conhecer o cliente, e os dados são parceiros cruciais nesse aspecto. Sabe quando você é impactado por anúncios de produtos e serviços pelos quais você não tem o menor interesse? Você fica bravo ou, no mínimo, curioso de como isso aconteceu, tenho certeza disso. Pois é. Esse é apenas um dos exemplos de como os dados são importantes. A partir deles, é possível entender quais estratégias traçar para que suas ações sejam mais assertivas e direcionadas.

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Por meio de estratégias bem definidas, as empresas podem adquirir dados de grande relevância. Isso se concretiza ao proporcionar aos clientes uma experiência de alta qualidade ao longo de toda a sua jornada, desde o primeiro contato com a marca até o pós-compra. As empresas obtêm informações cruciais que embasam decisões mais precisas. Isso passa pelo desenvolvimento de produtos e serviços, a concepção de campanhas de marketing, a determinação de preços e diversas outras frentes estratégicas. 

E quem está falando são os dados: segundo a consultoria McKinsey, as organizações que aproveitam os conhecimentos sobre os hábitos e necessidades dos clientes superam os seus pares em 85% no crescimento das vendas e em mais de 25% na margem bruta.

Quais estratégias utilizar?

Ferramentas e estratégias para conhecer o cliente em profundidade são cruciais para negócios que querem sair à frente e vender mais. A inteligência de dados auxilia na criação e fortalecimento da identidade de marca, na construção de persona e em diversas outras possibilidades. 

A identidade da marca é o ponto de conexão com o público para pensar nas estratégias, ajudando a chegar ao cliente de maneira mais direcionada. Toda marca deve ter uma identidade, personalidade e estratégias concretas, pois é preciso saber quem você é, para então definir onde quer chegar. Se você não define quem é a sua marca, qual sua postura, valores, tom de voz, concorda que fica muito mais difícil fazer com que as pessoas se conectem verdadeiramente com ela?

Saber onde os consumidores da sua marca estão é o primeiro passo para construir conexões reais com esse público. Eu sempre digo que não existem soluções prontas, o que existe é um conjunto que soma análise de dados, desenvolvimento de ideias, compreensão do ecossistema em que a empresa está inserida, entre outros. Por meio dessas frentes, o caminho a percorrer fica mais claro dentro das estratégias de marketing para impulsionar os negócios.

E que tal a gente falar também sobre a construção de personas? Persona é a representação semi fictícia do cliente de uma marca. Por meio de dados de clientes reais de um negócio, se baseando em dados como idade, profissão, renda, gênero, entre outros, é traçado um perfil único do cliente ideal, que servirá de guia para toda a estratégia de marketing. Ou seja: quem ainda acha que a inteligência de dados não ocupa os primeiros lugares no pódio da importância, vai ficar para trás rapidamente.

Até aqui, acho que você já conseguiu perceber que, nos negócios atuais, os dados desempenham um papel fundamental, fornecendo uma visão aprofundada e baseada em evidências sobre diversos aspectos operacionais e estratégicos. Além disso, a inteligência de dados não apenas capacita as empresas a serem proativas em relação às mudanças do mercado, mas também contribui para a inovação contínua. Explore novas ideias, identifique lacunas no mercado e crie estratégias únicas, especiais, diferenciadas. Dessa forma, é possível impulsionar os negócios e tornar sua empresa mais lucrativa.

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