Não espere a Black Friday para chamar a atenção dos seus clientes
Estratégias e ações para aumentar as vendas podem - e devem! - ser realizadas durante todo o ano
Quero começar este artigo fazendo uma pergunta a você, que me lê agora: para quais momentos do ano sua empresa se prepara em relação a estratégias e ações direcionadas ao aumento das vendas? Se a sua resposta traz apenas uma data, período ou evento específico, eu te convido a repensar essa decisão.
É claro que não se trata de diminuir a importância de datas sazonais como a Black Friday para as estratégias de um negócio – até porque nem faria sentido.
As datas comemorativas e os eventos sazonais desempenham um papel fundamental, pois representam oportunidades para aumentar as vendas – tanto no online quanto no presencial, atrair novos clientes e consolidar a presença da marca no mercado. E aqui eu falo tanto dos feriados tradicionais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças e Dia dos Namorados, quanto dos eventos sazonais importantes para o varejo, como a Black Friday ou o Dia do Consumidor. Um estudo mostrou que datas comemorativas contribuíram para um crescimento de mais de 20% do varejo digital no primeiro semestre de 2023.
No entanto, o que quero dizer com o título deste artigo tem mais a ver com utilizar durante todo o ano o poder das estratégias direcionadas às datas sazonais, em conjunto com as demais ações já programadas para períodos comuns. Até porque algumas delas precisam de tempo para serem implementadas, testadas e aplicadas com sucesso.
Foi-se o tempo em que o cliente estava dividindo seu tempo apenas entre a loja física e a loja on-line!
Hoje, o consumidor busca multiplicidade de canais de compra e de atendimento – o tal do omnichannel – e nisso canais como o WhatsApp e o Instagram têm crescido exponencialmente. A dica aqui é: não espere a Black Friday se aproximar para só então criar campanhas de redes sociais e utilizar aplicativos de mensagens. Aproveite também momentos fora de datas sazonais para extrair todo o potencial destes dois recursos. O básico muito bem feito em canais variados aumenta o alcance de seu negócio, e, consequentemente, os resultados.
Tendências como o conversational commerce, que utiliza chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens, para oferecer aos clientes uma experiência de compra mais personalizada e conveniente, também tem crescido na preferência do consumidor e podem ser exploradas não só para a Black Friday, mas para o ano todo.
Um relatório aponta que 80% dos consumidores gostariam que as marcas oferecessem conversational commerce, 77% gostariam de utilizar essa tecnologia para obter ajuda na escolha de um produto ou serviço, e 58% usariam o c-commerce para comprar um produto ou serviço se tivessem a opção. Além disso, o uso de chatbots e assistentes virtuais pode ajudar a reduzir os custos de atendimento e aumentar a eficiência da equipe de vendas – não só na Black Friday!
A única regra que um empreendedor precisa seguir é: venda todo dia
É claro que você deve aproveitar as datas comemorativas para vender ainda mais, mas não depender somente delas, e mais: aproveitar os outros momentos do ano é uma oportunidade para chegar nas datas sazonais rodando as estratégias de forma ainda mais assertiva.
Importante ressaltar também que a concorrência durante esses períodos é mais acirrada – na Black Friday, então, nem se fala! Muitas empresas estão competindo ao mesmo tempo pela atenção dos consumidores. Portanto, se antecipar é também entender a necessidade de fortalecer o vínculo da marca com a audiência e criar o desejo de compra, independentemente da data.
Já que estamos falando em antecedência, quero também falar sobre o planejamento de ações para datas sazonais, que são deixadas para o último minuto. Isso pode resultar em uma série de problemas, a começar pela falta de tempo para criar campanhas eficazes, antecipando as necessidades do consumidor. O resultado? Dinheiro jogado fora sem de fato impactar sua audiência.
Falando sobre branding, ressalto que as campanhas sazonais devem reforçar a mensagem da sua marca e manter a consistência. Não adianta ter uma “personalidade” durante todo o ano e outra nas datas sazonais, pois isso pode não só confundir o consumidor como até mesmo resultar em impactos negativos nos resultados. Consistência, meus caros.
Finalmente, não há uma fórmula mágica para acertar nas estratégias relacionadas às datas sazonais, mas um planejamento cuidadoso e a consideração de vários fatores são bons caminhos. Se aprofunde no conhecimento sobre o seu público-alvo, realize pesquisas de mercado, analise dados passados e crie personas, tornando suas ações mais precisas. Tenha em mente que a personalização é a chave para o sucesso, nas datas comemorativas e em todo o ano.
Esteja disposto a experimentar novas abordagens e olhe para a Black Friday como uma oportunidade adicional para crescer suas vendas, e não como o único momento de garantir o lucro do seu negócio.