EA: “Decisão de deixar FIFA foi consciente para trabalhar mais parceiros comerciais no game”

CEO da empresa, Andrew Wilson, ressalta que EA Sports FC 24 está “acima das expectativas” e atinge marca de 14,5 milhões de jogadores ativos

Author Photo
9:02 pm - 16 de novembro de 2023
Andrew Wilson, CEO da EA: "Todas as nossas métricas estão muito fortes". (Divulgação)

Fazer o rebranding de uma marca de sucesso que está há 30 anos no mercado de games talvez seja um desafio que muitos colocariam como quase impossível. De fato, quando a EA anunciou que a empresa – hoje com mais de 12 mil funcionários – seguiria com sua principal franquia de esportes sem a chancela da FIFA, muitos especialistas do setor questionaram se a movimentação daria certo.

Bem, o fato é pouco mais de um mês depois do lançamento oficial EA Sports FC 24 os resultados são significativos e, segundo o CEO da empresa, Andrew Wilson, “acima das expectativas”. No relatório de resultados financeiros divulgado no começo deste mês, a empresa pontuou uma receita líquida de US$ 1,914 bilhão no trimestre e 14,5 milhões de jogadores ativos de FC 24 nos primeiros 30 dias pós- lançamento, “impulsionada pela força contínua do EA SPORTS FIFA 23”.

A coluna Além do Gameplay entrou em contato com a assessoria de imprensa da EA no Brasil para uma conversa sobre o impacto e as perspectivas do EA FC para a companhia agora nos próximos anos, mas como se tratava de executivos globais para atender essa demanda, infelizmente eles não puderam nos responder dessa vez. Mas em entrevista exclusiva para o jornalista Steve Kovach, correspondente de tecnologia da CNBC, o CEO da EA reforçou que a decisão de deixar a chancela da FIFA no game de futebol “foi muito consciente” justamente para potencializar ainda mais os negócios com o game.

Vale ressaltar que Wilson está há mais de 20 anos na EA e foi produtor executivo de todos os jogos com a FIFA, fazendo da franquia uma das mais populares de todos os tempos. Na entrevista, ele explica que a ideia é justamente “trabalhar mais parceiros comerciais e parceiros licenciados em todo o mundo, se movendo muito mais rapidamente em relação as necessidades e motivações da base de jogadores”.  “Todas as nossas métricas estão muito fortes, a equipe de marketing conseguiu divulgar a nova marca de uma maneira muito significativa”, disse ele a CNBC.

 O jogo

A assessoria de imprensa da EA gentilmente cedeu à coluna uma cópia do game EA Sports FC 24 para que pudéssemos testá-lo em um Xbox Series S. Acompanho o jogo desde 1994 e de fato, não podemos negar que o game de futebol da EA sempre teve altos e baixos – mas com muito bons momentos nos últimos anos.

O investimento em games triple A são altos pelos consumidores atualmente, e para jogos de esportes, que lançam todos os anos, sempre fica aquele questionamento se as mudanças serão significativas para um novo investimento. A Konami, por exemplo, que tinha a série PES como o principal concorrente da EA, transformou sua franquia em um game de futebol free-to-play, o que não tem dado muito certo. Podemos cravar que a EA surfa hoje absoluta com sua franquia de futebol.

Bem, voltando ao EA FC 24, já logo de cara fica claro o capricho da marca em relação aos gráficos e animações do jogo. Realmente percebemos uma evolução e parece que entramos na nova geração de consoles de fato. Tanto as animações dentro de campo quanto as fora dele, é muito satisfatório o nível de imersão e dinamismo que o game nos proporciona. Destaques para as animações em primeira pessoa com os árbitros em campo.

Gameplay e estratégias – acessível para todos

Sobre o gameplay em si, a EA acertou demais nesta nova versão e realmente é muito prazeroso controlar os atletas dentro de campo e até aqui não enfrentei bugs que atrapalharam a experiência. Existe uma percepção clara que mesmo se tratando de um simulador de futebol e todas as suas complexidades, é um jogo acessível, com pitadas de arcade, e que com um pouco de insistência todos os apaixonados por futebol podem se deleitar. É claro, que alguns players se aprofundarão em táticas e modos de jogo mais do que outros, mas a percepção que fica é de uma acessibilidade e diversão mesmo para os jogadores casuais.

Modo carreira – um deleite para quem gosta de futebol!

Jogar modo carreira ao longo dos últimos ano no FIFA e, agora no EA FC 24 realmente é uma algo diferenciado. O nível de envolvimento que esse modo traz a quem realmente curte as nuances do mercado de futebol é incrível. Isso permite, por exemplo, que dá mesma forma você possa tomar decisões táticas sobre seu personagem dentro de campo (e indico realmente que você controle apenas um jogador para uma experiência única), também possa tomar decisões fora dele, como onde investir o dinheiro do seu salário e que tipo de comportamento terá em relação aos seus companheiros de time. Ano após ano, a EA tem apostado em modos diferenciados de jogo para que o jogador tenha alternativas interessantes que fujam um pouco dos modos online – principal nicho do game, inclusive de faturamento da EA.

Modo Online – a novidade dos times mistos

Aliás, acho que o principal destaque sobre o tema é que agora temos atletas femininas no modo Ultimate Team, um dos mais aclamados pelos jogadores. Muita gente torceu o nariz para a possibilidade de times mistos, com homens e mulheres jogando juntos, mas é fato que a EA tem fortalecido a ideia da comunidade abraçar a possibilidade de ter cartas importantes das atletas mulheres e as utilizarem nas partidas online. Ponto para EA, que depois de colocar as atletas nos games já há alguns anos, manteve-se firme e não escanteou o futebol feminino da franquia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.