Quer construir credibilidade e potencializar o B2B? Aposte em Thought Leadership
Thought Leadership é uma das estratégias mais importantes do B2B, pois cria reputação e favorece as vendas e os negócios de longo prazo.

A vida não está nada fácil para nossos profissionais de vendas B2B. Além de uma instabilidade no mercado que teima em persistir, impactada por índices de crescimento econômico desfavoráveis que retraem os investimentos das empresas, enfrentamos a transformação nos processos de vendas, cada vez mais digitais, longos e complexos.
A saída para minimizar o reflexo dessas mudanças tem sido adequar as ações convencionais de comunicação e transformar o papel dos profissionais. Atualmente, uma estratégia comercial moderna significa apostar na presença híbrida da marca em todos os pontos de contato e garantir um atendimento pessoal que priorize as necessidades dos consumidores B2B e os ajude a encontrar soluções para seus problemas.
Os próprios clientes apontam para esse caminho. Conforme levantamento da McKinsey, 72% das equipes de compras exigem uma experiência consistente nos canais de marketing das empresas, o que também significa uma presença eficiente das equipes de vendas para suporte e orientação. Afinal, em tempos de incertezas e de alta concorrência, a criação de confiança ocupa o centro das atenções e potencializa os relacionamentos individuais.
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Nesse cenário, a liderança de pensamento (Thought Leadership) é uma das metodologias mais importantes do B2B, já que ela cria reputação pessoal e de marca, além de favorecer os resultados de vendas e os negócios de longo prazo.
Em um ambiente onde as plataformas digitais ganham espaço e deixam os contatos presenciais em segundo plano, ser Thought Leader por meio de sua própria credibilidade e da geração de conteúdo consistente ajuda a empresa a diferenciá-la dos concorrentes, constrói força de mercado e gera valor comercial.
A liderança inovadora de alta qualidade é e será cada vez mais importante para as ações B2B que procuram influenciar os tomadores de decisão, tanto clientes atuais quanto potenciais.
Adicionalmente, é uma excelente estratégia para criar conexões e desenvolver relacionamentos que permitam às equipes de vendas se envolverem com empatia e se posicionarem como solucionadores de problemas que aliviam a dor do cliente.
Números mostram a força da liderança de pensamento
Dados de pesquisas comprovam que ações de Thought Leadership estão em ascensão e podem ser um dos meios de vendas mais indicados para influenciar e consolidar a imagem de uma empresa.
O relatório “2024 B2B Thought Leadership Impact Report”, o mais recente sobre o tema, feito pela a Edelman e pelo LinkedIn, traz números bastante relevantes:
- 52% dos decisores de negócio e 54% dos executivos C-level passam uma hora ou mais, em média, por semana lendo conteúdo de marketing produzido por líderes de pensamento.
- Mais de 75% dos decisores de negócio e executivos C-level dizem que uma liderança de pensamento os levou a pesquisar um produto ou serviço que não haviam sido considerados anteriormente.
- 7 em cada 10 decisores de negócios afirmam que é muito provável que pensem mais positivamente sobre as organizações que produzem conteúdo de liderança de pensamento consistente e de alta qualidade.
- 3 entre 4 decisores de negócio dizem que o conteúdo da liderança de pensamento de uma organização é uma base mais confiável para avaliar suas capacidades e competências do que os materiais de marketing e folhetos de produtos.
Vale ressaltar que a implementação com sucesso de uma estratégia de liderança inovadora requer compromisso de longo prazo da liderança e investimentos da organização. Construa seu programa de Thought Leadership com paciência e foco no cliente.
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