Core 2 Duo um "quase teste" que valeu!!
Sim eu estive no céu. Foi apenas por três dias, mas estive. Recebi para testes uma máquina protótipo da Intel como o máximo que esta poderia oferecer. Era um Core 2 Duo Extreme, que rodava à 2.93 Ghz e placa de vídeo ATI 1900 Dual (Crossfire) . Esta máquina permaneceria comigo por oito a dez dias, mas não pode acontecer assim. Após o breve período de 3 dias a Intel requisitou a máquina de volta.Por isso não tive o tempo de “estressar” a máquina como gostaria. Os leitores exigentes podem esperar as opiniões do Mestre Piropo e do Paulo Couto, que também conduzirão testes com essa belezura.
[singlepic id=7727 w=320 h=240 float=]
Habitualmente faço alguns benchmarks “manjados” só para me situar e conhecer o terreno onde estou pisando. Depois disso procuro fazer sofrer a máquina levando-a colocar-se de joelhos, exigindo o máximo dela. Pelos motivos expostos acima vou passar para vocês os resultados de alguns benchmarks comparativos, uma análise pessoal objetiva e uma análise subjetiva dessa máquina. Meu objetivo era comparar o efeito do processador e da respectiva arquitetura, sem comparações de performances de vídeo (que seria uma covardia frente à ATI 1900 Crossfire). A Intel disse que este Core 2 Duo vai voltar para eu completar o teste… Permaneço ansioso.
Para melhor situar a comparação eu pude depois de devolver a máquinarepetir os testes em um conjunto razoavelmente heterogêneo de máquinas que tinha na ocasião ao meu alcance :
Core Duo 1.67 Ghz
Pentium 4 3.06 Ghz HT
AMD 64 3200+ (2.2 Ghz)
Grande pena não ter um AMD 64 FX-62 para um confronto direto. Mas cada um destes outros processadores se justifica. O Core Duo é para comparação com a tecnologia imediatamente anterior e para tanto farei a “correção de clock”, inferindo os resultados caso estes processadores rodassem a 2.93 Ghz que é a freqüência do Core 2 Duo. O Pentium 4 3.06 Ghz HT é o exemplo da arquitetura Netburst que obviamente leva uma surra da nova arquitetura. E o AMD 64 3200+, na falta de um digno FX-62 para comparar, está aí como referência, e também terá seus resultados ajustados ao clock de 2.93 Ghz. Confesso que numa época que a análise dos Ghz tem sido amplamente combatida, tanto pela AMD (faz tempo) e mais recentemente pela INTEL, parece ser uma bobagem fazer isto. Mas minha intenção é ter uma idéia real da eficiência por Ghz de cada geração destes processadores.
[singlepic id=8467 w=320 h=240 float=]
Essa simplória comparação me permite tirar conclusões muito interessantes. É inquestionável o avanço desta geração de processadores INTEL. A começar pela minha lembrança que há poucas semanas aqui mesmo no ForumPCs foi notícia a quebra do recorde do SUPERPI para 1 milhão de casas decimais. Se não me engano o recorde era cerca de 15 segundos, feito em máquinas com extremo overclock, refrigeração a nitrogênio líquido etc. Esse processador “de prateleira” faz a mesma tarefa sem qualquer overclock em 19 segundos. E olha que os especialistas dizem que o Core 2 Duo pode ser extremamente “overclockável”!!
Os resultados são semelhantes nos dois singelos testes que eu fiz com uma vantagem maior para a operação de decodificação de DVD (DVDshrink). Este segmento será mais bem explorado por outro teste aqui no ForumPCs mas já se pode deduzir que esta plataforma é mais apropriada para este tipo de função.
Se analisarmos os valores “ajustados”, isto é, corrigidos como se os processadores confrontados também rodassem na mesma freqüência, nós vemos o outro lado da história. Obviamente os números são menos exuberantes, parecendo indicar vantagens menores, mas foi nesta análise que mais me impressionei. Quando comparado com o Pentium 4 HT Netburst “velho de guerra” se observam melhorias entre 3 e 4 vezes (218% a 300%). Pobre Pentium 4. Em relação ao AMD 64, geração muito respeitável e de reconhecida qualidade técnica os ganhos são entre 50% e 100 sendo o teste do SUPERPI mais rápido (50% pior) que o do DVD (100% pior) pois é sabido que as instruções SSE dos processadores INTEL tem desempenhado melhor este tipo de tarefa. Méritos do novo processador da INTEL. O Core Duo foi quem mais se aproximou, afinal o Core 2 Duo é uma evolução desta plataforma, com vantagensentre 7% e 11%. Conclusão, a eficiência por Ghz é destacada no Core 2 Duo. Inquestionável.
O Pentium 4 HT usado neste teste não é da geração mais nova, mas mesmo assim a diferença térmica é absurda. O P4 ao “mastigar” o DVD parecia uma fornalha a plena carga. A 20 centímetros de distância a radiação do calor era extremamente perceptível. Sem exageros no final do teste a pequena sala estava bem mais quente (útil só no inverno!!). O Core 2 Duo manteve-se impassível durante o teste. Os indicadores de temperatura que havia no bonito gabinete do protótipo apontavam para 36 C, não mais do que isso e por conta da boa dissipação o calor não era sentido. Corri o risco de fritar o P4!! O P4 chegou rapidamente a 90 C (medido pelo software MBM5)!!!
Calor não é subjetivo. É real. Quando se compara à “responsividade” (desculpem-se os que condenam neologismos mas não encontrei palavra melhor) dos equipamentos o Core 2 Duo saiu-se muito bem. Mesmo nos momentos de uso total de CPU era possível iniciar outra tarefa e executá-la de forma confortável. O pior neste teste foi o P4, pior mesmo que o AMD 64 que não tem HT (hyper threading) e teoricamente seria menos “responsivo”. Ponto para a arquitetura da AMD que em nada fica devendo à HT da INTEL, superando-a no caso do P4 com boa vantagem.
Só para satisfazer a curiosidade (não era o objetivo) eu fiz alguns testes com o sistema de vídeo desta máquina. O Core 2 Duo Extreme com a ATI 1900 Crossfire detonou os FPS (frames por segundo) de todos os jogos que testei (foram pouco pois não sou um jogador contumaz). Mas antecipo que desde jogos antigos como Grand Prix 4, mais atuais como FIFA 2006, DOOM 3, etc. puderam ser jogados em suas máximas resoluções, com todas as sofisticações visuais ligadas e ainda assim o jogo era super “fluído”, agradável e natural.
Frente ao pouco tempo que tive, estas foram as impressões que quis dividir com os amigos do ForumPCs. Testes mais detalhados e espero que com mais tempo virão pelo Paulo, Piropo, que abordarão o Core 2 Duo sobre outras óticas.
[singlepic id=7729 w=320 h=240 float=]