Cinco empregos de TI sob demanda em 2024
Neste ano, a demanda por profissionais dessa área cresce em meio à transformação digital, moldando o futuro das empresas e da tecnologia
*Por Duncan Smorfitt
O mercado de cargos de TI está prestes a se fortalecer e mais empregos estarão em demanda neste ano. Após um aumento no recrutamento pós-pandemia, as equipes se estabilizaram, os orçamentos foram reduzidos, e todos aguardavam nervosamente uma recessão.
Mas conversando com as empresas agora, especialmente no lado contratante, há um desejo de ver os projetos de TI e tecnologia ser concluídos – e iniciar novos. Elas estão se reerguendo e ansiosas para continuar com os planos de transformação digital. À medida que o setor avança, aqui estão cinco empregos de TI que acredito que estarão em forte demanda este ano.
- Especialista em mudanças e troca de ERP/CRM
Planejamento de recursos empresariais, gestão de relacionamento com o cliente – qualquer sistema de negócios amplamente utilizado – são grandes áreas de foco. Também é um mercado competitivo e inovador, que está mudando rapidamente. Isso significa que as empresas precisam de especialistas que entendam como esses produtos funcionam e como podem ser implementados.
Por exemplo, se um cliente ainda não migrou sua infraestrutura de TI para a nuvem, mas deseja usar um produto que só funciona na nuvem, a situação será desafiadora. Programas de mudança em ampla escala precisam de líderes que entendam desses produtos a fundo; eles também precisam de gestores que trabalhem bem com os outros e garantam que o trabalho seja entregue no prazo e dentro do orçamento proposto.
- Engenheiro de nuvem/DevOps
Muitas empresas não podem mover sua infraestrutura de TI para a nuvem por motivos de segurança e privacidade. Pequenas e médias empresas também ainda não adotaram totalmente a tecnologia. Mas o desenvolvimento de modelos híbridos está ajudando a combinar a tecnologia em nuvem e soluções locais, e as plataformas estão se tornando mais amplamente acessíveis.
Essas tendências significam que os especialistas em tecnologia em nuvem estão em demanda, e suas habilidades serão fundamentais para as companhias que embarcam nessa jornada. Em um mercado com escassez de habilidades, os profissionais de TI que tiverem o desejo de aprimorar as suas, serão bem recompensados.
- Especialista em automação de marketing
Marketing e tecnologia estão agora entrelaçados. Profissionais de marketing tradicionais precisam atrair clientes em um mundo digital; o software pode automatizar grande parte do processo de marketing outbound. Atualmente, estamos colocando pessoas em empresas que implementarão novas ferramentas com grande potencial de economia de dinheiro no futuro.A Inteligência Artificial só vai acelerar esse processo. A demanda por profissionais de marketing com fortes habilidades em dados e tecnologia está aumentando drasticamente, principalmente aqueles que podem atualizar a presença on-line e a influência das empresas.
- Engenheiro de ‘software’
Neste ano, engenheiros de software terão de se tornar mais do que pessoas que sabem programar. Por que uma empresa deveria contratar desenvolvedores em Londres, por exemplo, quando o trabalho poderia ser terceirizado para algum lugar mais barato, e a qualidade seria igual?
Além disso, a Inteligência Artificial já pode replicar parte do trabalho produzido pelos desenvolvedores, o que também está destacando suas habilidades mais amplas. Os engenheiros de software de hoje serão incentivados a se tornar mais completos e mais comerciais, ajudando a desenvolver visão e estratégia para o futuro.
- Especialista em IA
As empresas precisam entender o que a Inteligência Artificial pode fazer por elas e como abraçá-la. Para isso, elas precisam de pessoas para ajudá-las, é claro. Os especialistas em IA vão cobrir um amplo espectro de trabalho: desde aprendizado de máquina (machine learning), chatbots e automação e até mesmo traduzir a tecnologia para seus colegas.
Esses especialistas virão de todos os cantos da força de trabalho de TI e se aprimorarão à medida que a tecnologia se desenvolve. Aqueles em posições de nível médio a sênior liderarão o caminho. Eles implementarão ideias, avançarão por tentativa e erro e auxiliarão os colegas a abraçar o potencial da IA.
Leia também: Contratação por projetos em tecnologia: entenda o crescimento da modalidade
Esses são cinco empregos de TI que estarão em demanda em 2024, ajudando as empresas a avançar com seus planos. As habilidades técnicas sempre serão importantes, mas uma abordagem comercial e o entendimento de como cada função agrega valor serão cruciais.
As empresas esperam que as pessoas sejam boas no que dizem que são, mas também se envolvam com a equipe de liderança sênior, se comuniquem bem e trabalhem com os outros. Essas são as pessoas que terão mais sucesso nos próximos 12 meses e além.
*Duncan Smorfitt é diretor de mercado de tecnologia, digital e marketing da Robert Half no Reino Unido
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!