A transformação acelerada em números e seu impacto no mercado

Estudos recentes ajudam a mapear a forma como a tecnologia tem transformado a realidade das empresas de maneira inédita

Author Photo
4:51 pm - 03 de junho de 2021
transformação digital

Com certeza você já ouviu, pelo menos uma vez, a seguinte frase nos últimos meses: a pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas. De fato, estamos assistindo a uma mudança profunda nos ambientes corporativos e devemos sair dessa quarentena de uma forma bastante diferente. Além de novos mindsets sobre cultura de trabalho, soluções voltadas ao Cloud Computing, Inteligência Artificial, Big Data e IoT têm sido essenciais para alavancar o ganho de eficiência e produtividade, a criação de novos produtos e serviços, além de já nos preparar para a adaptação no tal “mundo pós-covid”.

Com isso, vale questionar: como estamos mudando? O quanto nos transformaremos e com qual velocidade? Tentando responder a essas perguntas, reuni alguns estudos recentes que podem dar uma boa dimensão dessa jornada. A pesquisa Global Digital Trust Insights Survey 2021, realizada pela PwC Brasil, apontou que a pandemia de Covid-19 acelerou entre dois e três anos os planos quinquenais das empresas para as áreas digitais. O estudo traz em números uma sensação que sentimos no dia a dia: o isolamento social fez crescer a demanda por tecnologia no Brasil no mundo.

Quando olhamos para a Internet das Coisas (IoT), assistimos ao início de uma profunda revolução na disponibilidade de serviços, produtos, negócios, tecnologias e até nos hábitos de consumo. O mercado de IoT, por exemplo, deve crescer quase 84 bilhões de dólares até 2025, de acordo com o relatório da “Global Internet of Things (IoT) Security Market 2021-2025”, da ResearchAndMarkets.com. Isso representara uma taxa média de crescimento anual em torno de 30% nos próximos quatro anos.

Esse avanço da Internet das Coisas conta com uma outra tendência em franca ascensão: o 5G. A nova geração da conexão móvel viabiliza o uso massivo de soluções de IoT e a criação de redes móveis privadas de comunicação, sendo um dos pilares essenciais para a transformação digital em diversas indústrias. Em números, o 5G pode impactar em mais de 100 bilhões de dólares o PIB do Brasil na próxima década, segundo dados da Anatel e da KPMG. E não estamos falando apenas de usuários de telefonia móvel, mas de serviços que possibilitarão o desenvolvimento de tecnologias com novas interfaces de comunicação.

Por último, mas não menos importante, há também uma preocupação recorrente com a transformação cultural nas empresas. Em um estudo recente que tratou de diversos aspectos da Indústria 4.0, a Deloitte mostrou que 79% das corporações reconhecem que utilizar novas formas de trabalho é essencial para sobreviver ao mundo pós-Covid. O estudo mostra como os objetivos de negócios tradicionais, as tecnologias transformacionais e as habilidades em evolução estão se cruzando. Em última análise, é preciso entender a importância de equilibrar essa transição, capitalizando tecnologias avançadas que possam ajudar a impulsionar os negócios.

O que vivemos hoje, é histórico. Creio ser possível afirmar que nunca mais veremos um salto tão acelerado e importante no cenário mundial da tecnologia. No caso da pandemia, com certeza espero não ver mais. De qualquer modo, as revoluções e transformações que acontecem hoje, serão uma ótima herança para as gerações futuras.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.