A gestão do conhecimento e suas ferramentas – incluindo Home Office

Depois dos processos da gestão do conhecimento, agora as ferramentas

Author Photo
3:16 pm - 20 de março de 2020
Multimedia and Computer Applications Concept. Business people using technology of digital gadget with modern graphic interface showing social, shopping, camera and multimedia application on device.

Olá Pessoal, tudo bem!

No post passado eu disse que todos gostam de ferramentas para aplicação rápida de uma demanda, contudo é um erro iniciar um projeto de gestão do conhecimento pela ferramenta. Precisa pensar nos processos.

Mas, agora vamos à aplicação, às ferramentas, ainda mais neste tempo de HOME OFFICE!

As organizações têm demonstrado uma crescente demanda pela gestão das informações e do conhecimento de seus processos e dos seus colaboradores. Sabe-se que as ferramentas colaborativas auxiliam e podem dar o aporte necessário para que as organizações utilizem de forma sustentável a informação e o conhecimento.

Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o recurso econômico básico não são os bens materiais, nem os recursos naturais ou a mão-de-obra, mas sim o conhecimento. Desta forma, trabalhadores do conhecimento desempenhariam um papel central nas organizações. Ao longo da história humana a vivência em grupo proporcionou a solução em conjunto das questões de sobrevivência. Este convívio grupal instiga o ser humano a compartilhar conhecimentos restritos, tornando-os coletivos e ampliando os saberes. Nos processos de aprendizagem, a colaboração e a cooperação exercem aspectos fundamentais para a alavancagem coletiva.

Nesta perspectiva, da importância da colaboração e cooperação na produção do conhecimento, necessita-se conduzir este cenário para o ambiente virtual. Para dar conta deste desafio, necessita-se de novas ferramentas de TI disponibilizadas na web, além de novas capacidades colaborativas e modelos de negócios que darão poder às empresas bem preparadas e destruirão aquelas que não forem capazes de se adaptar. As ferramentas colaborativas são as que proporcionam este novo tipo de colaboração e cooperação.

Surge, então, a necessidade de emprego de modelos que possibilitem que a informação e o conhecimento sejam melhor acessados, combinados, armazenados, compartilhados, disponibilizados e utilizados.

Nesta linha, são inúmeras as possibilidades e ferramentas da Web 2.0 e 3.0 para a gestão do conhecimento, que foram agrupadas da seguinte forma:

Clique aqui para saber mais sobre A Gestão do Conhecimento com ferramentas de Colaboração.

Grande abraço,

Zaidan

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.