Colaboradores se sentem excluídos da transformação digital nas empresas, diz estudo

Falta de envolvimento da equipe traz lentidão nos avanços da DX, já que maior parte dos profissionais não sabe como contribuir para este processo

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4:05 pm - 18 de dezembro de 2020

Enquanto as empresas estão aumentando de forma expressiva os investimentos na transformação digital (DX), uma pesquisa da Futurum Research descobriu que os líderes organizacionais estão deixando muitos de seus funcionários para trás no processo. O estudo revelou que 94% de todos os funcionários querem se envolver mais na transformação digital; e quase metade (44%) da equipe diz que simplesmente não sabe como ajudar.

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À medida que os líderes da empresa aceleram o ritmo da DX no rastro do cenário gerado pela pandemia, muitos funcionários estão ansiosos em fazer parte da solução, segundo o estudo. No entanto, apenas 10% da equipe concorda plenamente que sabe como contribuir para os esforços de transformação digital de sua empresa. Um número ainda maior de CEOs (14%) relata que não sabe como se envolver.

O estudo global, patrocinado pela Pegasystems, entrevistou líderes de tecnologia e funcionários de mais de 500 empresas na América do Norte e Europa, sobre o papel que a cultura empresarial desempenha na condução do sucesso da transformação digital.

A pesquisa revela três percepções adicionais sobre como os líderes devem infundir DX na estrutura de seus negócios:

  • barreiras para o sucesso devem ser abordadas de forma holística;
  • liderança DX eficaz gera resultados de cima para baixo;
  • transformação digital é uma jornada na qual ninguém deve ser deixado para trás

A maioria dos tomadores de decisão de negócios (68%) acredita que melhorar a experiência do cliente é o motivador de transformação digital mais importante, seguido de perto pela automação dos processos existentes (67%) e pela melhoria ou atualização dos processos (65%). Embora a maioria concorde com os objetivos finais, os tomadores de decisão enfrentam uma variedade mais ampla de obstáculos para alcançá-los, como a falta de habilidades adequadas (42%), parcerias (36%) e orçamento (36%).

De acordo com o estudo, essas questões operacionais holísticas devem ser abordadas – começando com o treinamento ou contratação de pessoas com essas habilidades – para garantir o sucesso da DX em escala.

Quando questionados sobre quem lidera o avanço da transformação digital, 18% dos entrevistados acreditam que é o CEO, em comparação com 47% que identificam o CTO ou CIO como responsáveis. Mas quando os funcionários citam o CEO como o líder da DX, eles relatam uma percepção mais positiva da DX, o que pode ser útil na construção de uma cultura DX fortalecida, diz o estudo. Por exemplo, 67% dos entrevistados de organizações com DX liderado por CEO esperam ser “muito eficazes” na liderança de tecnologia, em comparação com 51% nas organizações cujos líderes da transformação digital são os CIO e 34% quando o CTO lidera.

“As transformações DX dizem tanto respeito à cultura quanto à tecnologia, e isso significa que é essencial que os funcionários se sintam incluídos no processo”, afirma Don Schuerman, CTO da Pegasystems. “As empresas devem priorizar as ferramentas e processos que eliminem os silos operacionais e promovam a colaboração, para garantir que todos os funcionários participem dessa jornada crítica. Ao cultivar uma cultura DX vibrante com as soluções adequadas, as organizações podem ajudar a garantir que nenhum funcionário seja deixado de fora”.

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O relatório diz que os líderes precisam encontrar maneiras de engajar todos os funcionários na jornada DX para que se sintam comprometidos com o resultado – mesmo que seja nas pequenas coisas. Os entrevistados citam ajudar a treinar outras pessoas em novas tecnologias (50%), ter a mente aberta sobre o uso de novas ferramentas (40%) e expressar positividade sobre transformação digital (35%) entre as principais ações pelas quais eles acreditam poder ajudar – todas possíveis de serem alcançadas.

“Com a pandemia continuando a causar incertezas e interrupções sem paralelo, as empresas devem examinar todos os aspectos da transformação digital para garantir que possam manter o ritmo e permanecerem competitivas”, afirma Shelly Kramer, Sócia Fundadora e Analista Sênior da Futurum Research. “Embora a cultura seja um aspecto frequentemente negligenciado da DX, nossa pesquisa demonstra que o engajamento dos funcionários deve ser prioridade desde o início para garantir o sucesso. A mudança é bem-sucedida quando os funcionários em todos os níveis se sentem envolvidos, não apenas os líderes”.

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