CIOs devem usar Enterprise Architects para ter sucesso em transformações digitais
Forrester orienta executivos a buscar ajuda dos EAs, os Enterprise Architects
A demanda por experiências digitais excepcionais está expondo as restrições de tecnologia existentes. As pessoas, os processos, as estruturas de governança e a tecnologia das organização em TI devem mudar para impulsionar e possibilitar o sucesso dos negócios. Os CIOs que querem obter êxitos precisam de ajuda e os arquitetos corporativos (Enterprise Architects, ou EAs) estão em melhor posição para orientá-los.
Segundo artigo da Forrester, o papel da EA está mudando e identificou três tendências da que podem ajudar os CIOs e as organizações de TI a melhorar seus esforços de transformação. Cada tendência está ampliando o escopo do EA e requer que os CIOs desenvolvam novas maneiras de pensar sobre a arquitetura empresarial e seu valor.
Design de ponta a ponta em todas as funções de negócios
Muitos CIOs se concentram no design tático. Transformações bem-sucedidas são construídas sobre uma base das quatro ordens de design: sistemas, interação, industrial e comunicação. Os EAs conduzem o design e garantem que os stakeholders considerem os sistemas e o design de interação, junto ao design industrial e comunicação.
Portfólio de produtos para articular a arquitetura corporativa
O DevOps e os gerentes de produtos comerciais tornaram-se muito qualificados em gerenciamento de produtos. Mas os EAs têm componentes de arquitetura de produtos — jornadas de clientes, fluxos de valor e ciclos de vida — como ferramenta para preencher essa lacuna e alinhar produtos de negócios, arquitetura e tecnologia à estratégia.
Plataformas de negócios e tecnologia multifuncionais
Os EAs podem conduzir a conversa para “como melhorar apoiar o negócio” em vez de “como melhor apoiar essa função de negócios”. Isso levou a plataformas multifuncionais, plataformas voltadas para o cliente que melhor conquistam, atendem e retêm os clientes.
Os CIOs que estão realizando uma transformação de experiência digital devem considerar se seus métodos, técnicas e ferramentas existentes são adequados para essas transformações ou se é hora de decidir adotar completamente o papel de um arquiteto corporativo.