China apresenta boom na fabricação local de chips em julho
Fabricação de circuitos integrados cresceu mais de 40% na China; maior produção de PCs e smartphones sugere fortalecimento das cadeias de suprimentos
Relatório sobre produção local de semicondutores e produtos eletrônicos na China aponta para crescimento significativo no último mês. A produção de circuitos integrados (IC) aumentou 41,3% em julho deste ano, em relação ao ano anterior, para mais de 31 bilhões de unidades, segundo dados do Bureau of Statistics sobre a produção industrial de julho. No acumulado do ano, a produção de IC aumentou 47,3%.
O site The Register verificou que os dados do Bureau of Statistics para julho trazem evidências de melhora no desempenho do setor, que apresenta sinais de recuperação. Números de PCs, smartphones e IC cresceram mais rápido em julho de 2021 do que em julho de 2020.
Além do crescimento de mais de 47% na produção de ICs no acumulado do ano, a fabricação de PCs também cresceu nos primeiros sete meses de 2021, com uma produção de 36 milhões de equipamentos, representando um salto de 37,9% ano a ano. A produção de julho deu um salto de 10,3%.
A fabricação de smartphones, no entanto, sofreu uma queda de 2,1% em julho – com 127 milhões de unidades produzidas – em comparação com julho de 2020. Já no acumulado ano a ano o segmento registrou um salto de 16,4%.
Os dados do Bureau não descrevem os 31 bilhões de ICs produzidos pela China, então não é possível saber se a nação está apenas lucrando com a demanda global por semicondutores ou começando a construir o tipo de silício de que precisa para atingir seu objetivo de reduzir a dependência do tecnologia importada, destaca a publicação.
(Com informações de The Register)