Chatbots para atendimento ao cliente: veja 4 vantagens

Aivo destaca otimização da produtividade e redução de custos

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7:02 pm - 16 de março de 2018

O uso de chatbots no atendimento ao cliente é cada vez maior. De acordo com a pesquisa Chatbot Survey 2017, realizada pela MindBowser em parceria com o Chatbots Journal, os bots para comunicação estão na lista de interesse de 75% dos mais de 300 profissionais entrevistados de diferentes segmentos de mercado.

Para os SACs são diversos os benefícios do uso dos assistentes virtuais. Bruno Dalla Fina, country manager da Aivo, empresa especialista no desenvolvimento de soluções com inteligência artificial para o atendimento ao cliente, lista quatro vantagens da implementação desse tipo de solução.

1 – Otimização da produtividade e redução de custos

Com a automatização de diversos processos, o chatbot impacta na redução dos custos operacionais, o aumento de vendas, maior produtividade e capacidade resolutiva em tempo real, permitindo que os recursos humanos se foquem em tarefas complexas ou em casos que exijam um atendimento de segundo nível.

2 – Resolução de dúvidas e problemas

Os chatbots, atuando de forma integrada aos sistemas da empresa, se tornam efetivamente resolutivos e não apenas informativos. São capazes de atuar como facilitadores entre os dados da empresa e as informações que o cliente deseja ou algo que precisa resolver, como confirmar o pagamento de uma conta;

3 – Linguagem natural

O uso da Natural Language Processing (NPL) é outro recurso que facilita a relação entre a empresa e cliente. Com isso, o chatbot é capaz de compreender a linguagem natural do usuário e suas diversas formas de perguntar, jargões, regionalismos, erros gramaticais e outras distorções da linguagem;

4 – Experiência do cliente

Com o chatbot sendo capaz de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, o usuário pode escolher o melhor canal e horário para o contato com a empresa, isso de forma direta sem a necessidade de fluxos de atendimento preestabelecidos.

 

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