CFOs pretendem priorizar digital mais do que qualquer outra área

No entanto, ainda é um grande desafio para os CFOs terem clareza do processo e das tecnologias digitais e seus impactos nos negócios

Author Photo
10:13 am - 02 de julho de 2021

Com os bloqueios gerados pela pandemia de Covid-19, muitos CFOs investiram pesado para acelerar a transformação digital das suas organizações como forma de dar continuidade aos negócios. No entanto, com o fim das restrições na maior parte do mundo, a maioria das organizações entendeu que é preciso manter o investimento em tecnologias para se manter competitivo. Pesquisa do Gartner aponta que 82% dos CFOs entrevistados pretendem aumentar o investimento em recursos digitais no ano fiscal (FY) 2021, em comparação com o ano anterior.

A pesquisa conduzida entre julho e dezembro de 2020 também revelou que 70% dos entrevistados pretendem aumentar os gastos em tecnologia da informação neste ano fiscal, e 63% em aprimoramento do produto.

“Como os bloqueios da Covid-19 foram impostos, a maioria das organizações financeiras tentou digitalizar o maior número possível de processos para passar para um ambiente de trabalho virtual”, disse Alejandra Lozada, Analista Diretora Sênior da Prática de Finanças do Gartner. “Os CFOs também veem a tecnologia como um diferencial competitivo que pode ampliar a lacuna de desempenho entre seus negócios e os de seus pares”.

No entanto, os CFOs precisam estar focados no melhor investimento e projeto a ser realizado para colaborar com a transformação digital da organização, disse Lozada.

“Embora os CFOs planejem aumentar seus investimentos digitais, nossa pesquisa também mostrou que eles são menos claros sobre o que significa negócio digital e as tecnologias com impacto mais significativo em seus negócios. Isso pode ser um desafio”, disse Lozada. “Os CFOs precisam de uma visão e linguagem de digitalização claras para concentrar suas equipes nos principais investimentos e iniciativas necessárias para acelerar a transformação. Essa clareza é necessária para fazer investimentos coerentes em tecnologia que aprimorem uns aos outros”.

Para auxiliar os CFOs no planejamento de suas próximas etapas digitais, os analistas do Gartner sugerem três recomendações.

Manter um portfólio de investimento em tecnologia equilibrado

O portfólio de tecnologia deve equilibrar as oportunidades de tecnologia que podem gerar valor de negócios de longo prazo com iniciativas de baixo esforço e baixa complexidade (como automações graduais) que têm períodos de retorno mais curtos.

Selecionar tecnologias com base nas necessidades financeiras

Em vez de escolher tecnologias com base nas tendências do mercado, os CFOs devem começar definindo seus objetivos de negócios e financeiros e, em seguida, procurar tecnologias que ajudem a atingir esses objetivos.

Envolva as partes interessadas multifuncionais desde o início

A visibilidade limitada dos esforços de TI da organização em geral levará a sobreposições e conflitos com outras unidades de negócios. Os CFOs podem evitar isso consultando outras unidades de negócios e a TI central em cada etapa do roteiro de tecnologia, e isso tem o benefício adicional de facilitar a adesão em estágios posteriores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.