CEO da Acer, Jason Chen, explica por que PCs da marca são específicos

A Acer tenta encontrar oportunidades de vendas de PCs que concorrentes maiores podem perder

Author Photo
5:56 pm - 26 de abril de 2019

O CEO da Acer, Jason Chen, acha que sua empresa pode crescer se pensar pequeno. Como o quarto ou quinto maior fornecedor de PC do mundo em remessas, segundo números da IDC e do Gartner, respectivamente, a Acer já vende muito do que chama de PCs de “valor” – sistemas de mercadorias que oferecem boas especificações para o preço. Também está prosperando nos mercados de jogos e educação, onde o desempenho e a robustez são importantes.

Em comparação com os fabricantes de PCs Dell, HP e Lenovo, a Acer ainda tem um longo caminho pela frente. Assim, o próximo passo da empresa é buscar o que Chen chama de “microtendências”, cortejando os usuários, cujos números podem ser muito pequenos – ou suas necessidades um pouco demais para atrair a atenção de atores maiores. A Acer vê uma oportunidade de brilhar, proporcionando uma experiência de PC mais personalizada – uma estratégia completamente diferente da abordagem dos PCs comuns.

Durante a entrevista exclusiva da PCWorld no evento next@acer da empresa em Nova York, em 11 de abril, o CEO da Acer regressou repetidamente a um mantra: “progresso por meio da inovação”. Chen quer que os produtos da Acer abram novos caminhos em vez de se contentar com o perdedor. Do ponto de vista dele, tendo afastado a Acer em épocas mais difíceis, a escolha foi inovar ou ir à falência. Nas palavras de Chen, a Acer está se inclinando para a “inovação que estimula as pessoas, dá a elas uma boa razão pela qual elas precisam de um novo PC.”

A nova linha de produtos ConceptD que a Chen apresentou no next@acer é o primeiro grande exemplo da empresa deste mantra. Destinado a profissionais criativos e com elementos de design interessantes, além do hardware de alto nível, Chen chama a ConceptD de uma marca de “estilo de vida”. Ele explicou que o design polido do hardware do ConceptD e os ventiladores incomumente silenciosos tornarão os PCs distintos e um verdadeiro prazer de usar.

Embora Chen tenha descrito o ConceptD como resposta a uma “microtendência”, é um movimento com o qual ele está se comprometendo com mais produtos. O CEO diz que o pequeno número de laptops, desktops, monitores e headsets de VR/AR apresentados na semana passada é “apenas o começo”.

Vai ser interessante ver onde a empresa vai com isso. O algo da Acer é por acreditar em sua própria trilha em vez de perseguir os líderes. Por outro lado, a única empresa que criou com sucesso todo um estilo de vida em torno de seus produtos é a Apple. Esse é um exemplo desafiador a seguir.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.