Quer se dar bem usando o LinkedIn? Confira essas 7 dicas

Especialista em marketing e mercado de trabalho dá dicas de como atrair recrutadores para o seu perfil

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2:40 pm - 14 de janeiro de 2025
A especialista Juliana Nobrega. (Imagem: Reprodução, Instagram)

O LinkedIn se tornou, ao longo dos anos, a rede social corporativa por excelência. Alguns países, como o Brasil, levam a plataforma “a sério”, o que significa que muitos profissionais utilizam publicações e perfis como forma de se manterem atraentes para o mercado.

No entanto, ressalta Juliana Nóbrega, professora de marketing do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e especialista em mercado de trabalho, na busca para se posicionarem profissionalmente, muitos cometem erros ao publicar no LinkedIn, ou mantêm perfis pouco atraentes.

Na lista abaixo, a especialista ensina como transformar o LinkedIn em uma ferramenta para aumentar a visibilidade e atrair recrutadores, evitando deslizes.

  1. Elementos para um perfil atraente e competitivo

Uma boa foto de perfil é fundamental, pois facilita que as pessoas identifiquem e reconheçam a pessoa com facilidade. Escolha uma foto com fundo liso e neutro, que contraste com o rosto, tornando o avatar de fácil visualização.

Outro ponto importante é a descrição do perfil, que aparece abaixo do nome. Use palavras-chave que representem seu momento profissional ou área de atuação, orientando o algoritmo a conectar seu perfil às pessoas certas.

Uma imagem de capa personalizada também agrega profissionalismo e pode ser usada para destacar informações sobre você, como contatos, valores ou crenças.

  1. Destacar conquistas e experiências

Seja honesto. Evite “autoadjetivações” para não soar piegas.

Se for compartilhar uma nova certificação, escreva um pequeno parágrafo apresentando as competências e aprendizados adquiridos.

Ao receber uma promoção, descreva brevemente o trabalho que pretende realizar. Essa abordagem foca no futuro e desperta a curiosidade das pessoas para o seu novo momento.

  1. Conteúdos que atraem recrutadores e fortalecem uma marca pessoal

Combine postagens sobre seus feitos no trabalho com a produção de conteúdos relevantes, tornando a interação com a rede mais dinâmica.

Leia mais: LinkedIn lança seu primeiro agente de IA para apoiar recrutadores

Escreva artigos e compartilhe reflexões sobre temas em alta na sua área, intercalando com publicações sobre realizações profissionais. Isso cria coerência entre seu discurso e seus resultados.

Sobre o conteúdo, a dica de ouro é estruturar o parágrafo em três partes: o que você fez, o que aprendeu e o que conquistou.

  1. Como potencializar o algoritmo

O algoritmo do LinkedIn é rápido e ajustável. Usar palavras-chave na descrição do perfil e nas experiências ajuda o sistema a alinhar seu perfil com vagas compatíveis. Se perceber que os resultados não estão adequados, experimente alterar palavras-chave e temas, que variam conforme a área.

Pesquise os temas mais relevantes na sua área de interesse e insira essas palavras nos seus posts para ganhar relevância. O LinkedIn também disponibiliza hashtags em alta, que podem ajudar a produzir conteúdo atual e atrativo.

  1. Interagindo em publicações de outras pessoas

Você não precisa criar conteúdos autorais todos os dias, mas interagir regularmente é uma forma eficaz de manter o perfil ativo. Suas interações também aparecem no feed da sua rede, ampliando visibilidade.

Priorize curtir e comentar conteúdos que sejam interessantes para sua rede, garantindo uma boa curadoria. Lembre-se de que o LinkedIn é uma rede profissional e o foco deve ser sempre o trabalho.

  1. Conexões ideais para a vaga de trabalho dos sonhos

Priorize profissionais e criadores de conteúdo da sua área. Além disso, conecte-se com profissionais de RH das empresas que te interessam, pois muitas oportunidades vêm diretamente deles.

Siga as empresas de interesse e ative notificações de vagas para não perder oportunidades. Apesar de o processo de candidatura ser cansativo, não desista.

  1. Não afaste recrutadores

Cada caso é único, mas alguns fatores podem afastar recrutadores, como a mistura de conteúdos pessoais com profissionais. Evite publicações com cunho político, racista ou machista, pois podem prejudicar sua imagem.

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