Quer se dar bem usando o LinkedIn? Confira essas 7 dicas
Especialista em marketing e mercado de trabalho dá dicas de como atrair recrutadores para o seu perfil

O LinkedIn se tornou, ao longo dos anos, a rede social corporativa por excelência. Alguns países, como o Brasil, levam a plataforma “a sério”, o que significa que muitos profissionais utilizam publicações e perfis como forma de se manterem atraentes para o mercado.
No entanto, ressalta Juliana Nóbrega, professora de marketing do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e especialista em mercado de trabalho, na busca para se posicionarem profissionalmente, muitos cometem erros ao publicar no LinkedIn, ou mantêm perfis pouco atraentes.
Na lista abaixo, a especialista ensina como transformar o LinkedIn em uma ferramenta para aumentar a visibilidade e atrair recrutadores, evitando deslizes.
- Elementos para um perfil atraente e competitivo
Uma boa foto de perfil é fundamental, pois facilita que as pessoas identifiquem e reconheçam a pessoa com facilidade. Escolha uma foto com fundo liso e neutro, que contraste com o rosto, tornando o avatar de fácil visualização.
Outro ponto importante é a descrição do perfil, que aparece abaixo do nome. Use palavras-chave que representem seu momento profissional ou área de atuação, orientando o algoritmo a conectar seu perfil às pessoas certas.
Uma imagem de capa personalizada também agrega profissionalismo e pode ser usada para destacar informações sobre você, como contatos, valores ou crenças.
- Destacar conquistas e experiências
Seja honesto. Evite “autoadjetivações” para não soar piegas.
Se for compartilhar uma nova certificação, escreva um pequeno parágrafo apresentando as competências e aprendizados adquiridos.
Ao receber uma promoção, descreva brevemente o trabalho que pretende realizar. Essa abordagem foca no futuro e desperta a curiosidade das pessoas para o seu novo momento.
- Conteúdos que atraem recrutadores e fortalecem uma marca pessoal
Combine postagens sobre seus feitos no trabalho com a produção de conteúdos relevantes, tornando a interação com a rede mais dinâmica.
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Escreva artigos e compartilhe reflexões sobre temas em alta na sua área, intercalando com publicações sobre realizações profissionais. Isso cria coerência entre seu discurso e seus resultados.
Sobre o conteúdo, a dica de ouro é estruturar o parágrafo em três partes: o que você fez, o que aprendeu e o que conquistou.
- Como potencializar o algoritmo
O algoritmo do LinkedIn é rápido e ajustável. Usar palavras-chave na descrição do perfil e nas experiências ajuda o sistema a alinhar seu perfil com vagas compatíveis. Se perceber que os resultados não estão adequados, experimente alterar palavras-chave e temas, que variam conforme a área.
Pesquise os temas mais relevantes na sua área de interesse e insira essas palavras nos seus posts para ganhar relevância. O LinkedIn também disponibiliza hashtags em alta, que podem ajudar a produzir conteúdo atual e atrativo.
- Interagindo em publicações de outras pessoas
Você não precisa criar conteúdos autorais todos os dias, mas interagir regularmente é uma forma eficaz de manter o perfil ativo. Suas interações também aparecem no feed da sua rede, ampliando visibilidade.
Priorize curtir e comentar conteúdos que sejam interessantes para sua rede, garantindo uma boa curadoria. Lembre-se de que o LinkedIn é uma rede profissional e o foco deve ser sempre o trabalho.
- Conexões ideais para a vaga de trabalho dos sonhos
Priorize profissionais e criadores de conteúdo da sua área. Além disso, conecte-se com profissionais de RH das empresas que te interessam, pois muitas oportunidades vêm diretamente deles.
Siga as empresas de interesse e ative notificações de vagas para não perder oportunidades. Apesar de o processo de candidatura ser cansativo, não desista.
- Não afaste recrutadores
Cada caso é único, mas alguns fatores podem afastar recrutadores, como a mistura de conteúdos pessoais com profissionais. Evite publicações com cunho político, racista ou machista, pois podem prejudicar sua imagem.
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