Brasil é país com profissionais mais digitalmente qualificados da A. Latina e Caribe
Relatório de habilidades globais da Coursera de 2024 mostra que alunos que estudam em português estão interessados em GenAI
O aumento do interesse pela IA generativa e outras tecnologias digitais por parte dos trabalhadores está fazendo os alunos brasileiros estudarem esses assuntos em grandes volumes. É o que revela o Relatório de Habilidades Globais 2024 divulgado pela Coursera. O documento classifica o Brasil como o país com mais profissionais digitalmente qualificados da América Latina e do Caribe.
O País também aparece entre os 20 principais em termos de proficiência geral, o que segundo a empresa demonstra que os alunos brasileiros estão se preparando para trabalhar em um mundo cada vez mais digital. Os alunos brasileiros registraram aumento de 1.079% nas matrículas em cursos de IA generativa na plataforma da Coursera.
Engenharia Prompt para ChatGPT (Vanderbilt University), Introdução à IA Generativa (Google Cloud), IA Generativa com modelos de Linguagem Grandes (AWS e DeepLearning.AI), IA Generativa para Todos (DeepLearning.AI) e Análise Avançada de Dados do ChatGPT (Vanderbilt) são os cursos mais buscados.
Leia ainda: Desafio da IA generativa é ser ferramenta “não determinística”, debatem CIOs de bancos
O relatório anual se baseia em dados de mais de 148 milhões de alunos e 7 mil parceiros institucionais da plataforma Coursera.
“A ascensão da IA generativa sublinha a necessidade premente de estratégias novas e inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva, com dois terços dos empregos expostos a algum grau de automação”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera.
Descobertas-chave
O Brasil ocupa o primeiro lugar no relatório de competências globais deste ano na América Latina, seguido por Chile, Uruguai, Peru, México e Colômbia. As pontuações de negócios individuais (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%) do Brasil lideram regionalmente, enquanto México tem 54%/77%/81%, Chile, 66%/74%/83 %, e Colômbia, 50%/73%/79%.
O Brasil também compete com nações que ocupam as primeiras colocações, como Coreia (16º), Noruega (17º) e Finlândia (18º).
Os alunos brasileiros obtiveram a segunda maior pontuação em tecnologia na América Latina e no Caribe. As principais habilidades alcançadas pelos alunos brasileiros na Coursera, no último ano, incluem Engenharia de Software, Programação de Computadores e Computação em Nuvem.
O Brasil também alcançou a pontuação mais alta em Ciência de Dados na América Latina e no Caribe e a décima sétima no mundo. Os principais cursos de ciências de dados realizados por alunos brasileiros incluem Fundamentos do Google: dados, dados, em todos os lugares, Fundamentos do Suporte Técnico e Fundamentos do design da experiência do usuário (UX).
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!