Brasil é país com profissionais mais digitalmente qualificados da A. Latina e Caribe

Relatório de habilidades globais da Coursera de 2024 mostra que alunos que estudam em português estão interessados em GenAI

Author Photo
9:15 am - 28 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

O aumento do interesse pela IA generativa e outras tecnologias digitais por parte dos trabalhadores está fazendo os alunos brasileiros estudarem esses assuntos em grandes volumes. É o que revela o Relatório de Habilidades Globais 2024 divulgado pela Coursera. O documento classifica o Brasil como o país com mais profissionais digitalmente qualificados da América Latina e do Caribe.

O País também aparece entre os 20 principais em termos de proficiência geral, o que segundo a empresa demonstra que os alunos brasileiros estão se preparando para trabalhar em um mundo cada vez mais digital. Os alunos brasileiros registraram aumento de 1.079% nas matrículas em cursos de IA generativa na plataforma da Coursera.

Engenharia Prompt para ChatGPT (Vanderbilt University), Introdução à IA Generativa (Google Cloud), IA Generativa com modelos de Linguagem Grandes (AWS e DeepLearning.AI), IA Generativa para Todos (DeepLearning.AI) e Análise Avançada de Dados do ChatGPT (Vanderbilt) são os cursos mais buscados.

Leia ainda: Desafio da IA generativa é ser ferramenta “não determinística”, debatem CIOs de bancos

O relatório anual se baseia em dados de mais de 148 milhões de alunos e 7 mil parceiros institucionais da plataforma Coursera.

“A ascensão da IA generativa sublinha a necessidade premente de estratégias novas e inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva, com dois terços dos empregos expostos a algum grau de automação”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera.

Descobertas-chave

O Brasil ocupa o primeiro lugar no relatório de competências globais deste ano na América Latina, seguido por Chile, Uruguai, Peru, México e Colômbia. As pontuações de negócios individuais (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%) do Brasil lideram regionalmente, enquanto México tem 54%/77%/81%, Chile, 66%/74%/83 %, e Colômbia, 50%/73%/79%.

O Brasil também compete com nações que ocupam as primeiras colocações, como Coreia (16º), Noruega (17º) e Finlândia (18º).

Os alunos brasileiros obtiveram a segunda maior pontuação em tecnologia na América Latina e no Caribe. As principais habilidades alcançadas pelos alunos brasileiros na Coursera, no último ano, incluem Engenharia de Software, Programação de Computadores e Computação em Nuvem.

O Brasil também alcançou a pontuação mais alta em Ciência de Dados na América Latina e no Caribe e a décima sétima no mundo. Os principais cursos de ciências de dados realizados por alunos brasileiros incluem Fundamentos do Google: dados, dados, em todos os lugares, Fundamentos do Suporte Técnico e Fundamentos do design da experiência do usuário (UX).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.