Bug do Windows 10 barra atualização em PC com pendrive ou SD conectado

Microsoft diz que vai consertar bug em uma versão futura do update, que ainda não está disponível para todos os usuários

Author Photo
5:00 pm - 30 de abril de 2019

Um bug no Windows 10 está impedindo os usuários do sistema da Microsoft de fazerem o upgrade para o Update de maio de 2019 para PCs que tenham um cartão SD ou dispositivo USB conectado durante o processo. A atualização de maio de 2019 da Microsoft atualmente vigora em uma espécie de situação incerta. Ela está disponível para os membros do programa Windows Insider, mas não atingiu o status oficial de “lançamento”.

E esse bug pode ser facilmente corrigido: basta remover o cartão SD e/ou o armazenamento USB e prosseguir com a atualização como de costume por meio do Windows Update.

A Microsoft informou que espera solucionar o bug em um lançamento de manutenção do Windows 10, e tem cerca de um mês para fazer isso, antes que a atualização de maio de 2019 seja finalmente empurrada no ecossistema do PC como um todo.

Se você esquecer de remover o dispositivo USB ou SD, então verá uma mensagem de erro criptografada explicando que o PC não pode ser atualizado para o Windows 10. A Microsoft está lutando com o nível de detalhes para fornecer aos usuários, então a mensagem de erro que você vê não é extremamente útil: “seu computador tem hardware que não está pronto para esta versão do Windows 10. Nenhuma ação é necessária”.

A razão pela qual os PCs não receberão a atualização diz respeito ao que a Microsoft chama de “transferência de unidade inadequada”. “Antes da atualização, o dispositivo teria sido montado no sistema como unidade G com base na configuração de unidade existente”, escreveu a Microsoft em um post no seu blog. “No entanto, após a atualização, o dispositivo é reatribuído a uma letra de unidade diferente. Por exemplo, a unidade é reatribuída como a unidade H.”

Arbitrariamente reatribuir letras de unidade pode afetar atalhos e outros ponteiros, os quais dependem do PC saber a localização de um determinado arquivo. Infelizmente, o bug de realocação de disco também pode acabar afetando os discos rígidos internos, acrescenta o post da Microsoft, o que poderia presumivelmente ter consequências catastróficas.

O que isso significa para você: se você estava se perguntando por que a Microsoft está demorando tanto para entregar a Atualização de maio de 2019 (anteriormente conhecida como Atualização de abril de 2019), esse é o motivo. Agora, é um bug bobo, mas poderia ter sido catastrófico se ele tivesse por aí. Se você está inclinado a atualizar para a Atualização de maio de 2019, sinta-se à vontade: participe do Windows Insider Program, na opção “Liberação da Prévia”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.