Banco do Brasil fala sobre desafios da colaboração

Os projetos de colaboração dentro das empresas têm evoluído na medida em que o conceito amadurece, novas ferramentas surgem e as pessoas entendem e aprendem a melhor forma de usar os recursos que são disponibilizados. No Banco do Brasil, não é só o amadurecimento que chama a atenção, mas, também, a modernização da plataforma que saiu de uma tela que muito lembra o MS-DOS para algo mais próximo do conceito social que a maioria está habituada atualmente. O projeto da instituição foi um dos pontos de um painel sobre colaboração organizado pelo Ciab 2011 e que contou, ainda, com a participação do presidente da Totvs, Laércio Cosentino, e do diretor-geral da Scieri, Edson Fregni.
Como explica Anderson Nobre, gerente-geral da unidade de soluções de desenvolvimento de aplicativos no Banco do Brasil, a primeira fase do projeto tinha agenda, correio, notícias e, por ter poucos recursos, consumia pouca banda. Mas ?era praticamente um correio, uma ferramenta de comunicação, não era colaboração de fato?, atesta.
Com a intenção de melhorar esse canal, o banco optou por reformular a plataforma de colaboração e, para isso, investiu em um único fornecedor, neste caso, a IBM. ?Construímos uma plataforma que tem alguns pilares: e-mail (principal canal de entrada para colaboração), conferência (com ou sem vídeo), mensagem instantânea, e-learning, fórum, web chat (inclusive para clientes), e o Compartilha BB (onde se pode compartilhar conhecimento, ter blog, criar pagina para equipe com agenda comum, área comum de trabalho para um grupo). A consequência é trabalhar 24 horas por dia, mas tudo bem?, brinca o executivo ao apresentar o projeto.
Para colocar tudo isso à disposição dos funcionários, o Banco do Brasil contratou: IBM Lotus Notes, IBM Sametime, Lotus Quickr para compartilhamento e IBM WCL para e-learning. Além disso, a companhia deu mobilidade e é possível acessar a plataforma via smartphones ou tablets. Nobre lembra que nem tudo está totalmente integrado, mas são ferramentas que acabam se complementando. Ele cita como exemplo o Wiki BB, usado para ideias e debates, o Blog (com plataformas WordPress) e a rede social (Elgg).
Entre os principais desafios enfrentados para implantação do projeto, ele coloca o cultural em primeiro lugar, mas destaca a necessidade da integração TI/Negócio para que o trabalho ande bem, o uso de personalizações e, no caso do banco, a dispersão geográfica. ?Pode (no dia a dia) ter problemas como dificultar o trabalho em vez de ajudar e isso envolve o amadurecimento do uso da ferramenta?, alerta, dando como exemplo pessoas que passam horas no chat da ferramenta fazendo fofocas, mas, com amadurecimento e educação do usuário, isso é superado. Ele diz ainda que mais de trinta mil funcionários da companhia estão acima dos 45 anos e eles preferiam interface antiga. ?Essa mudança cultural é um grande desafio. A plataforma de colaboração tem que ser uma conjunção de aposta da TI e de outras áreas de negócio?, finaliza.
