Autopass anuncia Rodney Freitas como novo CEO
Rubens Fernandes Gil Filho deixa a presidência após sete anos e passa a atuar como consultor de negócios da companhia
A Autopass, empresa de gestão da cadeia de bilhetagem eletrônica, está com liderança nova. Rubens Fernandes Gil Filho deixa a presidência da empresa e Rodney Freitas, Chief Operating Officer (COO) de Bilhetagem, assumirá sua posição.
Rubens esteve por quase sete anos à frente da Autopass e passa agora a atuar como Consultor de Negócios, dando apoio ao Fundo de Investimento em Participações (FIP), que conduz a companhia. Segundo comunicado enviado à redação da Computerworld Brasil, a decisão foi tomada em comum acordo com membros do FIP.
Com uma trajetória de 17 anos na indústria de meios de pagamento, Rodney Freitas é especialista em bilhetagem eletrônica, mobilidade urbana e gestão de frotas. Possui um histórico de atuação nas áreas de operações, produtos, gestão de projetos e comercial. Há quase dois anos na Autopass, é responsável pela unidade de negócios de Bilhetagem Eletrônica em 42 municípios de São Paulo e pela implantação do projeto de integração EMV no transporte público.
O executivo também é cofundador da plataforma de transporte coletivo sob demanda, a UBus, e passou pelas empresas Cartão Legal, Getnet, VeriFone do Brasil, BOIP Negócios e Redecard, em que desempenhou diferentes funções de gestão, da gerência à diretoria.
Em 2013 quando Rubens Gil Filho assumiu a presidência da Autopass, o executivo recebeu o desafio de profissionalizar a gestão da companhia e prepará-la para expansão. Em sua gestão, segundo a própria Autopass, empresa viu sua receita bruta quadruplicar, alcançando em 2019 o melhor resultado de sua história.
A Autopass, atualmente, gerencia mais de 4 milhões de transações diárias na Região Metropolitana de São Paulo e possui mais de 10 milhões de clientes cadastrados no Cartão BOM (bilhete de transporte da região metropolitana de São Paulo).