Asus e Garmin desenvolvem smartphone

Author Photo
2:28 pm - 05 de fevereiro de 2009

É crescente o número de empresas de tecnologia interessadas em entrar para o concorrido mercado dos smartphones. Desta vez, Asus e Garmin uniram forças para levar ao mercado um celular inteligente com foco nos serviços de localização.

As companhias anunciaram aliança nesta quarta-feira (04/02) para projetar, fabricar e distribuir os celulares com a marca Nuvifone. O Nuvifone original, que foi anunciado há mais de um ano, ainda precisa ser lançado, mas já foi rebatizado para Nuvifone G60.

O acordo não formará uma joint venture ou uma nova empresa, como Sony Ericsson, já que cada companhia continuará a fazer separadamente seus próprios produtos não ligados ao mercado de telefonia.

“Essa aliança permite a Asus e a Garmin oferecer ao Mercado soluções de telefonia móvel com alta qualidade”, informou Jonney Shih, CEO da Asus, em comunicado. “Asus e Garmin acreditam na continuidade dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para levar inovações às pessoas e aos negócios”, completou.

As empresas devem anunciar o Nuvifone smartphone neste mês, durante o Móbile World Congress. Não está claro, no entanto, quais funções o handset irá agregar e o sistema operacional que irá rodar. O G60 usa Linux, mas as versões futuras devem rodar sistemas mais estabelecidos como Windows Mobile ou o Android. As duas companhias integram a Open Handset Alliance.

Já está certo, entretanto, que o smartphone terá forte integração com serviços de localização. As empresas disseram que pretendem lançar outros modelos ainda neste ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.