Aposta da Oracle em cloud é antiga, mas ganha reforço com nova estratégia

Author Photo
8:45 am - 09 de outubro de 2014
No Oracle OpenWorld, realizado na última semana em San Francisco (EUA), a Oracle apresentou uma série de soluções baseadas na nuvem, mostrando seu claro posicionamento no mercado, agora pautado pelo modelo. A estratégia da fabricante para cloud, no entanto, teve início há alguns anos. 

Fernando Vendramini, vice-presidente de Serviços de Cloud da Oracle para a América Latina, relata que desde 1998 a Oracle conta com uma área voltada para nuvem, ainda que o termo não existisse na época. Batizada de Business Online agora se chama Cloud Services. “Hoje, vivemos a materialização de uma jornada que começou há mais de 20 anos”, observa.

Na época, conta, a missão da área era garantir ao cliente de software como serviço (SaaS) administração e gerenciamento de ambientes por níveis de serviços (SLAs). “Seguimos com a missão de sempre, viabilizando uma nuvem híbrida de qualidade e eficiente”, afirma. Ele acredita que toda essa evolução não teria sido possível sem o impulso da mobilidade. “Mobilidade é o coração da concepção da nossa tecnologia”, observa.

De acordo com ele, a migração para a nuvem no mercado e para os clientes Oracle vai acontecer gradativamente. A aposta, segundo ele, começa pelo modelo híbrido. Atualmente, a Oracle conta no Brasil com 250 mil usuários de empresas de todos os tipos e portes e o potencial para crescimento é enorme, conta. 

“Já não é mais uma questão de adoção e sim de aceleração do processo”, acredita. Para ele, os receios de segurança já passaram há tempos em razão da maturidade do modelo. “As companhias vão integrar toda a cadeia de valor na nuvem, fortalecendo o modelo e possibilitando seu salto sustentável”, finaliza.

* A jornalista viajou para San Francisco (EUA) a convite da Oracle

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.