Categories: Notícias

Aplicativo notifica desastres naturais em tempo real

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), em parceria com a Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologias da Informação (Facti), desenvolveu um aplicativo para notificar, em tempo real, a proximidade de desastres naturais.

Em fase de aceitação, o instrumento permite que usuários se cadastrem no Sistema de Disseminação de Avisos (SDA) e obtenham informações em relação a índices pluviométricos precursores de desastres naturais. 

A ferramenta busca notificar usuários, de forma georreferenciada, sobre possíveis perigos iminentes em sua localização. O SDA utiliza fontes de informações diversas – como a base de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) – para detectar situações adversas, como inundações, chuvas intensas, secas e deslizamentos de terra. 

O SDA procura por usuários cadastrados que estejam localizados na área afetada ou nas imediações e envia avisos por meio de SMS.

O SDA foi inicialmente criado para monitorar equipamentos e informações relacionadas a desastres naturais. Contudo, pode também ser acionado por outros agentes monitores (como polícia, bombeiros, membros da casa civil), para que estes enviem alertas para determinados usuários e/ou regiões.

*Com informações do MCTI

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

12 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

13 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

13 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

13 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

14 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

14 horas ago