Android deve alcançar Symbian em 2014 como sistema operacional móvel número 1

Author Photo
2:24 pm - 11 de setembro de 2010

Relatório divulgado pelo Gartner aponta que o sistema operacional (SO) para celulares do Google, o Android, pode ultrapassar o SO da Nokia, o Symbian, perto do ano 2014. A instituição acredita que estes dois sistemas vão dominar o mercado com 59,8% de market share. Até lá, o Symbian permanece como número um do ranking de SO móvel devido ao volume de aparelhos vendidos pela Nokia com o sistema.

O crescimento do Android está relacionado ao aumento de smartphones baseados na plataforma do Google. A instituição prevê que o mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis será dominado por quatro players: Symbian, Android, Research In Motion e iOS. E que o lançamento de atualizações de SOs como Apple iOS 4, BlackBerry OS 6, Symbian 3 e Symbian 4 e Windows Phone 7, ajudarão a manter a alta do mercado de smartphones neste e no próximo ano.

Contudo, sinaliza o Gartner, projeta-se uma consolidação do market share dos SO, ficando apenas os fornecedores-chave e aqueles com maior suporte dos provedores de serviços de comunicação (CSP, na sigla em inglês) e da comunidade de desenvolvedores.

Em seu relatório, a consultoria afirma ainda que espera que fabricantes como Samsung, Sony Ericsson, LG e Motorola lancem vários dispositivos com Android, o que também contribui para impulsionar a plataforma para o segmento de massas. Assim, Android deve liderar entre os SO nos Estados Unidos até o fim de 2010.

Por fim, a consultoria pontua que em 2014, as plataformas open-source devem deter mais de 60% do mercado de smartphones.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.