Algar Tech sai à frente e prepara colaboradores para nova era

Programa "Dê asas à sua carreira" oferece capacitação em linha com exigências do futuro que já está presente

Author Photo
9:00 am - 06 de novembro de 2018

A transformação digital mexeu com todo o mercado, causando disrupturas nos variados setores, mudando hábitos, comunicação, modelos de trabalho e continua avançando. Empresas correram para se preparar e ainda estão nessa jornada inevitável para não perder competitividade. Mas e os colaboradores? Estes que são parte vital do sucesso da transformação? Como irão se inserir no novo universo?

Foi o que questionou a Algar Tech, multinacional brasileira especializada em gestão do relacionamento com cliente, ambiente de tecnologia e serviços de telecom, em plena ebulição da nova economia, que chegou como um tsunami, de acordo com Julio Emmert, diretor de Gente da Algar Tech. “Com a chegada da transformação digital e suas tecnologias substituindo humanos em funções repetitivas, passamos a não somente nos preocupar com o futuro das pessoas na companhia, mas em construir alguma iniciativa que nos levasse além dessa preocupação e partir para a ação. Precisávamos preparar essas pessoas para um futuro que já está acontecendo”, contou o executivo.

Emmert ocupa uma função extremamente importante na era digital, a de comandante de Recursos Humanos, que ganhou escopo altamente estratégico com o digital, por cuidar de pessoas (peças-chave da transformação). E fez valer a atuação liderando o projeto. “O mercado está em transformação, a empresa está em transformação e temos de ajudar na transformação dos nossos ‘associados’ – nome que a Algar Tech dá a seus colaboradores.”

Na esteira dessa motivação, nasceu o programa “Dê asas à sua carreira”. O objetivo é que os associados tenham a oportunidade de iniciar formações em User e Customer Experience, com módulos em design de experiência e omnichannel, e em Assistentes Virtuais, com abordagem em cognição, inteligência artificial, curadoria e linguagem neural. O projeto também conta com a UniAlgar, Udacity, Alura e Symnetics como parceiras.

“Não podemos nos transformar, independentemente das pessoas, por isso, queremos dar asas a todos. Damos asas, mas não voamos por elas. Cada um terá de agarrar essa oportunidade, empenhar-se no seu desenvolvimento e se qualificar hoje, para agora e para o futuro iminente”, reiterou o comandante de gente que cuida de gente.

Na prática

O programa foi oferecido para toda a empresa, em todos os países em que mantém operação (Brasil, México, Colômbia e Argentina), para todo e qualquer funcionário da empresa, independentemente da área de atuação e formação.

Nas duas primeiras turmas, foram aprovados 30 profissionais (Curadoria e UX) entre 639 inscritos, cuja formação se iniciará em novembro. A segunda edição teve início em agosto e obteve 558 inscritos. Destes, 79 associados foram aprovados em Design de Serviços (CX/UX) e Métodos Ágeis.

Segundo Emmert, o Dê asas à sua carreira foi dividido em etapas. Todo o processo aconteceu na plataforma tecnológica da empresa, sem contato humano. “Esse cuidado foi fundamental para sermos inteiramente imparciais, e para que ninguém fosse sugestionado a aprovar algum candidato por afinidade, tempo de empresa, entre outros fatores que poderiam interferir no processo natural da seleção.”

A primeira etapa envolveu um minicurso básico, com preenchimento de questionário. A segunda foi apoiada em técnica de gamification, para avaliação de posturas e procedimentos por meio de testes, fundamentais para a identificação das tão decantadas soft skills, muito procuradas nos profissionais da era digital.

Na terceira, a redação protagonizou a estratégia com o objetivo de verificar a habilidade de escrever do candidato. “Isso é muito importante, considerando que será necessário realizar curadoria para os bots”, destacou. A quarta, e última etapa, exigiu do candidato a gravação de um vídeo argumentando por que deseja participar do programa.

A primeira turma, que já finalizou o treinamento em outubro, parte agora para a prática, sendo direcionada a atividades na empresa e em projetos fora da organização, na esteira de programas de parceiros. A segunda, com 45 associados que irão se capacitar em Cultura Ágil e UX, ingressou no treinamento em outubro e quando finalizar também será direcionada a atividades para as quais se prepararam.

“Nem sempre temos vagas para todos. Mas os qualificados no programa certamente serão prioridade”, ressaltou Emmert, lembrando que a qualificação proporcionada aos associados é um patrimônio de cada profissional. Ele poderá aproveitá-la na empresa ou fora dela . “Aprendizado é algo que irão carregar com eles.”

Quem tem medo dos bots?

Depois da implementação do programa, a calma deu lugar ao temor pelos bots, que “ameaçavam” os colaboradores, ao menos, até então. Prova disso é que comemoraram, cantando parabéns, o primeiro ano de vida da assistente virtual de cobrança da Algar Tech, a Duda.

A Duda já contabiliza resultados expressivos nesses primeiros 12 meses de operação: realizou mais de 285 mil atendimentos, com 73% de taxa de retenção, sem a necessidade de atendimento humano. E os colaboradores agradecem, por ter oportunidade de serem direcionados para atividades em linha com o futuro, enquanto a Duda cuida do tradicional.

Emmert adianta que a expectativa é estender o projeto para a toda a comunidade de Uberlândia (MG), cidade sede da companhia, que conta com mais de 12 mil associados. “Queremos transformar a Algar Tech em um hub para qualificar os profissionais para a transformação digital, realizando parcerias e unindo esforços para essa causa”, finalizou o comandante da área de RH, em franco exemplo de transformação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.