Agência das Nações Unidas promove capacitação em TI para meninas do DF
“TIC TAC Weekend Camp” ocorre nos dias 9 e 10 de novembro e faz parte de campanha que envolve mais de 171 países
A União Internacional de Telecomunicações (UIT), Agência especializada das Nações Unidas para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promove, nos dias 9 e 10 de novembro, um evento para capacitação de meninas em TI no Distrito Federal.
Cem alunas do ensino médio de escolas públicas do Estado participarão da imersão no universo da tecnologia, em evento que será realizado no Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília – IFB.
Esta é a segunda edição do evento, que faz parte de uma série de atividades de inclusão digital que estão sendo promovidas pela UIT como parte da campanha internacional “Gilrs in ICTs”, que ocorre em mais de 171 países. Segundo dados da Agência internacional, em todo mundo, cerca de 200 milhões de mulheres estão desconectadas, se comparadas ao número de homens. Também se estima que, no planeta, exista uma enorme necessidade de novos profissionais de TI.
A coordenadora do evento, Ana Veneroso, Oficial de Programa da UIT, comenta que essas ações são ligadas ao cumprimento do Objetivo 5 da Agenda 2030 da ONU, que é alcançar a Igualdade de Gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Já a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, lembra que a estatal possui um projeto de inclusão com o mesmo objetivo, o “Menina de TI”, que já recebeu mais de 500 alunas de todo o país.
Na cidade-satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, as estudantes vão se encontrar com representantes da agência ONU Mulheres e de entidades como Serpro, Cisco e IFB. As oficinas são dedicadas a aulas práticas sobre Digital Storytelling, programação com as ferramentas Scratch e Appinventor, Cibersegurança, além da criação de uma estação meteorológica de baixo custo com a plataforma Arduíno.