A transformação digital afeta pequenas e médias empresas

Essa revolução vai muito além da mudança tecnologia- e sim, impactará às organizações de todos os tamanhos e segmentos

Author Photo
10:25 am - 16 de maio de 2019

Conhecida por realizar mudanças através da tecnologia, a transformação digital é, cada vez mais, assunto entre as organizações, especialmente para as de pequeno e médio porte. Conforme um estudo realizado pela Oxford Economics, 89% das pequenas e médias empresas (PMEs) acreditam que a transformação digital é vital para o crescimento e sobrevivência dos negócios e 54% consideram que as mudanças tecnológicas são prioridade no planejamento. Diante disso, acompanhar a evolução da tecnologia nas PMEs tem sido uma maneira para conquistar espaço competitivo.

Entretanto, em um processo de transformação digital, é importante que os gestores entendam que não se trata apenas da tecnologia, em si, mas do envolvimento dos funcionários com essas mudanças, ou seja, além de monitorar a evolução da transformação digital, é preciso monitorar o engajamento entre o homem e a solução tecnológica, de modo a evitar falhas, interrupções de atividades ou ajustes futuros.

Atualmente, existem milhares de soluções tecnológicas para auxiliar na gestão de negócios, mas qual o verdadeiro impacto dessa transformação para as pequenas e médias empresas? Um dos principais impactos que podem ser citados é a alteração que a tecnologia causou na jornada do consumidor. Em meio a inúmeras soluções, o consumidor ganhou novas formas de conhecer a empresa, o produto, o serviço e seus benefícios com a experiência de compra. Por meio de pesquisas na internet, o fácil acesso a informações permite que o cliente tome decisões mais conscientes e menos impulsivas.

Além disso, outro impacto da transformação digital em PMEs diz respeito à automação de tarefas. Muitos softwares de gestão, como ERP e Business Process Management, por exemplo, conseguem automatizar processos, tornando as atividades mais ágeis e dispensando grandes investimentos. Com tarefas direcionadas e organizadas, as pequenas e médias empresas conseguem ganhar eficiência e otimização de tempo, o que é uma vantagem competitiva considerável para empreendimentos com esse porte.

Assim como existe um impacto na automação de tarefas, a transformação digital também consegue impactar a automação de marketing, com a inserção do marketing digital no mercado. Hoje em dia, a criação de conteúdo está presente em diversos canais, seja blog, mídias sociais, vídeos, entre outros, e essa estratégia de divulgação, para pequenas e médias empresas, transforma a maneira como elas se posicionam no mercado.

Outro impacto relevante da transformação digital em PMEs é com relação à própria tecnologia, que transformou a forma de realizar pagamentos. Muitos e-commerces disponibilizam uma vasta opção de pagamentos, sejam eles através do próprio cartão de crédito ou de pagamentos digitais, via cartão digital ou plataformas que aceitam esse tipo de operação, como PayPal e PagSeguro. Em lojas físicas, é possível encontrar aqueles que aceitam pagamentos através do próprio celular e da tecnologia NFC, que transforma o aparelho em um cartão de crédito.

Por fim, a transformação digital, de modo geral, consegue influenciar a acessibilidade, a produtividade, a comunicação, a análise do cliente, no compartilhamento de dados etc. Com isso, é cada vez mais importante considerar a aplicação de tecnologias em PMEs, para que os impactos sejam cada vez maiores e gerem novas vantagens competitivas para o mercado.

*Denis Gonçalves é CEO e fundador da Next SI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.