Demarest & Almeida reduz em 20% custos com telefonia

Author Photo
2:51 pm - 28 de setembro de 2011

O escritório Demarest & Almeida Advogados, fundado em 1942, cresceu. Com quase setenta anos de existência, 750 funcionários e mais de três mil clientes em escritórios distribuídos em São Paulo, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro e Nova York, a empresa enfrentava um grande desafio: integrar a comunicação entre funcionários, clientes e unidades.

Em meio a este cenário, a empresa optou por terceirizar boa parte dos serviços de TI, deixando a prestação de serviços a cargo da UOLDIVEO. Nesse processo, implantou a solução CTI Avaya, evitando gastos com equipamentos e integrando toda a comunicação em um único PABX. O projeto, elaborado entre os meses de janeiro e outubro de 2010, foi projetado para atender a quatro premissas: facilitar a comunicação, promover mobilidade, qualidade no atendimento e reduzir despesas.

Para corresponder aos objetivos, os trabalhos começaram com a mudança do servidor de e-mail para o Microsoft Exchange Server, implantação da plataforma CTI Avaya (sigla em inglês para Computer Telephony Integration) seguido da pela integração dos ramais dos escritórios – todos migrados para VoIP. As soluções foram integradas ao sistema de ERP Protheus 10 da Totvs, já utilizado pela empresa.

A implantação das soluções possibilitou a unificação de todos os escritórios, melhorando o sistema de comunicação entre os setores, funcionários e clientes, a partir da oferta de serviços integrados de telefonia IP, videoconferência, correio de voz, mensagens instantâneas, entre outros. O sistema CTI Avaya permitiu unificação dos computadores ao sistema de telefonia, otimizando a comunicação. ?A CTI Avaya forneceu muitas soluções que funcionam de forma integrada, por exemplo, um advogado pode resgatar o voice mail via Exchange Server, ou, ainda, fazer logoff do ramal de São Paulo e login no ramal do Rio de Janeiro, localizando o funcionário em qualquer lugar?, avalia Nilson Busto, diretor de TI do Demarest & Almeida.

O CTI Avaya foi customizado juntamente com o tarifador SUMUS. Todo o processo de configuração da plataforma levou um mês e promoveu 100% de acerto no repasse das tarifas de telefonia para o consumidor. ?Com a solução, cada cliente ou assunto possui um código. Cada vez que um funcionário fala com determinado cliente, pode acessar a conta e atualizar as informações.? Já as funcionalidades da CTI Avaya em conjunto com a ERP permitiu trabalhar todos os processos de forma automatizada. ?Ao receber uma ligação, posso ter acesso aos arquivos de qualquer lugar e solucionar um problema rapidamente” concluiu.

Ainda segundo Busto, o resultado da parceria, acordada em cinco anos, reduziu os custos com tarifas telefônicas em 20%, melhorando o desempenho dos funcionários e a qualidade de atendimento ao cliente.?Ter uma administração centralizada foi o grande objetivo, a rapidez e agilidade que conseguimos no atendimento ao cliente se tornou mais um diferencial competitivo. A mobilidade proporcionou que um advogado pudesse atender chamadas no celular durante as viagens como se estivesse no escritório, podendo sempre responder a telefonemas e e-mails em tempo real?, relatou.

De acordo com o executivo, a companhia pretende continuar investindo em TI com produtos de mobilidade como EC 500 (Extension to Celullar) e One X Mobile, ambos da Avaya. ?Nós queremos prover mobilidade para que os nossos clientes encontrem sempre os novos advogados?, concluiu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.