6 passos para melhorar processos em sua empresa adotando visual storytelling
Elementos visuais estreitam a relação entre marca e público interno e externo por meio da intensificação de gatilhos mentais
O storytelling tem sido encarado como um diferencial no mercado para as empresas estreitarem a relação entre uma marca e seu público. A metodologia é uma narrativa sequencial que recorre a recursos audiovisuais, apropriando-se do drama, ação ou comédia para despertar as emoções do público.
Mas é possível ir além e enriquecer o storytelling com conceitos do chamado visual thinking, uma vez que a maior parte das pessoas têm a tendência a absorver muito mais informações quando em contato com recursos visuais. Surge, então, o conceito de “visual storytelling”.
“Ao trazer elementos visuais como vídeos, ilustrações, jogos e gráficos, o poder da narrativa é intensificado porque a linguagem visual exige menos do cérebro humano do que os demais sentidos na hora de consumir novas informações. Portanto, o ato de estimular os gatilhos mentais dos colaboradores, por exemplo, é simplificado”, afirma Renato Gangoni, CEO da Spin Design, multinacional brasileira que transforma processos corporativos e padrões mentais em mapas visuais.
Em levantamentos recentes, a companhia americana 3M identificou que os conteúdos visuais são 60.000 vezes mais rápidos de serem processados pelo cérebro humano. Já a Cisco Systems revelou que 70% do tráfego mundial em dados móveis até 2020 será de vídeos. Em contrapartida, a Microsoft assegura que o tempo de atenção do usuário reduziu para 8 segundos.
Diante dessa realidade, Gangoni desenvolveu seis dicas sobre como trabalhar o visual storytelling em sua empresa. Veja abaixo:
1. Apresente pessoas: pessoas se identificam com pessoas e não com empresas. Então, não conte a história do negócio, mas sim das pessoas que estão por trás dele.
2. Revele o que você costuma esconder: ao trabalhar com linguagem visual, uma escolha assertiva é mostrar ao cliente o que a companhia tende a esconder diariamente. Ou seja, revele os bastidores através dos olhares dos funcionários para criar empatia.
3. Tenha objetividade: excessos costumam não ser bem-vindos e a regra é válida para conteúdos visuais de storytelling. É necessário manter o foco para ter objetividade na mensagem a ser transmitida porque muitos detalhes resultam na perda de atenção do consumidor.
4. Seja amigo das redes sociais: as redes sociais são um meio de aumentar a visibilidade da marca. Então, compartilhe nessas plataformas todas as narrativas de cunho social da organização e disponibilize imagens antigas que reflitam a história organizacional.
5. Incentive a integração sensorial: uma boa comunicação via linguagem visual deve ter a atenção voltada para a visão em alinhamento com os demais sentidos. Portanto, dê prioridade para elementos visuais com diferentes texturas, brinque com as perspectivas da foto ao realçar detalhes micro e macro, e, gere o interesse do público com um recorte de imagem encantador.
6. Defina a melhor plataforma: na comunicação visual cada plataforma apresenta um melhor desempenho em determinada situação. Por exemplo, em casos onde muitas informações precisam ser transmitidas, a saída são os modelos mentais visuais (infográficos). Ao estruturar com clareza os dados, estes recursos facilitam a assimilação.