5 documentários na Netflix inspiradores para sua carreira
CEO da Mappit indica os aprendizados que podem ser extraídos de cada documentário
Existem dezenas de séries e filmes na Netflix que mostram personagens inspiradores para ter uma carreira de sucesso. Mas você sabia que há também muitos documentários que fazem essa mesma função?
Rodrigo Vianna, CEO da Mappit, consultoria de recrutamento e seleção, elaborou o compilado abaixo com sugestões de títulos interessantes. O especialista indicou também os aprendizados que podem ser extraídos de cada documentário.
1 – Chef’s Table
A série documental da Netflix tem três temporadas com seis episódios, e em cada um deles apresenta um dos mais renomeados chefs de cozinha do mundo, tratando suas vidas como história e a cozinha como arte.
De acordo com Vianna, ao retratar a jornada que cada chef teve ao longo de sua vida até chegar no que é considerado o topo da carreira de um chef de cozinha ( ganhar uma estrela Michelin), o documentário reforça as competências necessárias para quem quer crescer na carreira. Esforço, dedicação, comprometimento, entusiasmo e liderança são alguns atributos comuns a todos os chefs retratados na série e competências bastante importantes também no mercado de trabalho.
Outro aspecto interessante de observar é a relação que a vida pessoal dos chefs tem com o lado profissional e onde e como eles procuram inspiração diariamente para evoluir e ter um diferencial claro.
“Saber como se diferenciar no mercado de trabalho é um fator importantíssimo para quem almeja crescer na carreira e chegar no topo”, pontua Vianna.
Em resumo, os principais aprendizados para a carreira de acordo com o especialista são:
- Como dar o seu melhor para alcançar o sucesso;
- Como trazer aprendizados da vida pessoal para aprimorar a trajetória profissional;
- Como ser original e autêntico podem te diferenciar.
2 – The Final Year O documentário faz um registro único do último ano da gestão de Barack Obama como presidente dos EUA, a partir da execução da política externa. A equipe do documentário acompanhou de perto as últimas viagens de Obama como presidente e a obra retrata a preparação política das ações que definiram o ano final da gestão.
Assistindo é possível compreender melhor sobre os desafios de trabalhar em um ambiente de pressão, e a importância do planejamento e execução eficazes quando se tem um prazo para entregar algo, segundo Vianna. Este é um dos grandes desafios do ex-presidente em seu último ano de mandato, e um cenário muito comum dentro das organizações, que exige maturidade e resiliência dos profissionais.
Além disso, o documentário aborda um momento de encerramento de ciclo, o que nos faz refletir sobre a importância de deixar um legado por onde passamos.
“Mesmo que uma mudança de emprego aconteça de forma voluntária ou involuntária, devemos sempre tentar fazer o nosso melhor e construir uma imagem positiva a respeito do nosso trabalho”, afirma Vianna.
Então, seguem os principais aprendizados da série de acordo com o especialista:
- Como encerrar um ciclo e deixar um legado;
- Como lidar com um ambiente de pressão.
3 – Yoga: Arquitetura da Paz O documentário mostra a jornada do fotógrafo Michael O’Neill pelo universo da ioga durante 10 anos para tentar solucionar uma lesão que o impediria de fotografar.
A obra retrata a busca de um profissional bem-sucedido, que ao se deparar com um obstáculo que poderia acabar com sua carreira, busca soluções e alternativas e não desiste do seu sonho. Não é raro nos depararmos com dificuldades e momentos no trabalho em que aparentemente não sabemos o que fazer.
“Buscar alternativas, mesmo que seja em lugares que até então nunca tínhamos parado para pensar, podem nos ajudar a abrir a cabeça e enxergar coisas além, que nos ajudarão a encontrar soluções”, recomenda o especialista.
Os principais aprendizados apontados por Vianna são:
- Nunca desista dos seus sonhos;
- A busca por válvulas de escape externas te ajuda a enfrentar um obstáculo.
4 – Gun Runners Gun Runners é um documentário sobre dois ex-guerreiros tribais quenianos e ladrões de gado em um programa de anistia que trocaram suas armas para se tornarem corredores de maratona.
Vianna comenta que uma importante lição a ser aprendida é como somos responsáveis pelas nossas escolhas. Desde a escolha da nossa profissão, quando ainda estamos na escola, até mudanças de carreira depois de iniciar nossa trajetória profissional, precisamos sempre lembrar que os responsáveis pela nossa carreira, somos nós mesmos.
“Nós precisamos cavar oportunidades, estarmos sempre nos desenvolvendo e pensar o que queremos para o futuro no curto, médio e longo prazo”, afirma.
O especialista em carreira destaca importantes ensinamentos do título:
- Você define seu futuro;
- Como enxergar uma oportunidade quando tudo parece estar errado.
5 – Restless Creature Uma das bailarinas mais admiradas dos últimos tempos, Wendy Whelan foi celebrada por seu comportamento não-diva e sua longevidade notável, assim como por sua habilidade dançante. “Se eu não dançar, eu prefiro morrer”, ela afirmou enquanto fala sobre deixar o único ambiente que ela conhece e enfrentar o que vem depois. Quando ela chegou aos meados dos seus 40 anos, o New York City Ballet começou a aliviar sua participação em papéis de assinatura, e uma lesão séria do quadril exigiu cirurgia.
Ao se deparar com o possível fim de sua carreira de sucesso, a bailarina procura não se deixar abalar emocionalmente com o objetivo de tomar uma decisão mais racional que impactará completamente sua vida: encerrar sua carreira no ballet clássico. Neste momento, ela começa a enxergar outras oportunidades e vê que é possível se reinventar e continuar fazendo o que ama, mesmo que longe do palco que a acompanhou por muitos anos.
“No mercado de trabalho e principalmente em momentos de crise, todo profissional precisa de reinventar e enxergar oportunidades. Continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes não funciona nessas horas”, comenta Vianna.
O especialista destaca outras importantes dicas de carreira:
- Às vezes, reinventar-se é necessário;
- Nunca é tarde demais.