4 possíveis causas de superaquecimento de notebooks
Confira algumas dicas úteis para aumentar a vida útil do aparelho
Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, 56% dos brasileiros têm o notebook como principal computador da casa. Mas, com o passar do tempo – e dependendo da frequência da utilização -, as máquinas podem apresentar problemas e um dos defeitos mais comuns é o superaquecimento.
Para prevenir essa falha, o técnico Tiago Assunção, que atende pelo app GetNinjas, separou algumas dicas para aumentar a vida útil do aparelho.
Por que esquenta?
Inúmeros motivos podem causar o aquecimento: a idade da máquina, poeira e até mesmo os animais de estimação. Segundo o profissional, os pelos de cães e gatos podem entrar no sistema de resfriamento do aparelho e obstruí-lo. Até o uso simultâneo de aplicativos pode forçar o processamento da máquina e fazê-la esquentar.
O executivo listou quatro motivos pelos quais o notebook pode superaquecer. Confira:
Superfície plana
No conforto de casa é comum usar o notebook na cama ou no sofá, mas o ideal é que ele fique em uma superfície plana. “Assim você evita de tampar a ventilação e também vai fazer com que a máquina consiga aspirar ou ejetar o ar e manter a temperatura adequada”, comenta Tiago. Ao deixar o aparelho nas cobertas, o “cooler” se esforça para manter a temperatura sob controle e consequentemente a vida útil dele cai. Para aqueles que não conseguem abandonar o cobertor e o eletrônico, a solução pode ser comprar um suporte portátil.
Transporte
Notebooks podem ser portáteis mas ainda devem ser manuseados com cuidado. No momento do transporte, é necessário desligar antes de fechá-lo. Sequer no modo de hibernação o deslocamento é recomendado. Na pressa, o aparelho pode não ser encerrado corretamente causar um superaquecimento. Segurar a máquina pela tela também deve ser evitado.
Limpeza
É recomendável que apenas profissionais desmontem o notebook para limpá-lo, mas no dia a dia, pequenas ações podem manter a máquina higienizada. O profissional aconselha o uso de pincéis ou cotonetes. Caso o proprietário queira usar um pano, o tecido não deve soltar fiapos. Limpar o aparelho não requer nenhuma faxina pesada e produtos multiuso ou abrasivos não são necessários.
Aplicativos
Alguns aplicativos podem ajudar o proprietário a monitorar a temperatura do notebook. Recursos como o HWMonitor permite que o usuário veja até mesmo a rotação dos coolers e é de fácil interpretação. Outro aplicativo recomendado por Tiago é o HWiNFO, uma ferramenta que apresenta um diagnóstico completo sobre o hardware.